A Fase Municipal da 8ª edição do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), vai ter lugar, no próximo dia 24 de fevereiro. Face aos constrangimentos decorrentes da pandemia da Covid-19, esta fase vai decorrer em formato online, via Zoom, entre as 14h00 e as 19h00.

A sessão de abertura conta com uma intervenção da vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, a que se seguirá a participação dos alunos, a partir de casa.

A Fase Municipal conta com a presença de 23 alunos dos 1º, 2º, 3º Ciclos, Ensino Secundário e Centro Qualifica, apurados na Fase de Escola, realizada no Agrupamento de Escolas de Anadia, Colégio Nossa Senhora da Assunção, nos Salesianos de Mogofores e no Centro Qualifica. Neste segundo momento do CIL, os participantes prestarão provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “Aventuras da Engrácia”, de Maria Alberta Menéres (1º CEB), “O convidador de pirilampos”, Ondjaki (2º CEB), “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda (3º CEB e Qualifica) e “O retorno”, de Dulce Maria Cardoso (Secundário).

O júri do concurso será composto por Isabel Nina, coordenadora interconcelhia da Rede de Biblioteca Escolares, Lisete Cipriano, responsável pela Biblioteca Municipal de Ílhavo e Albano Jorge, escritor e ator de Anadia.

A sessão terminará com umas breves palavras do Júri que anunciará os finalistas, por nível de ensino, e uma curta intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso.

Os vencedores da Fase Municipal irão representar o Município de Anadia na Fase Final do CIL que terá lugar no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro, a 17 de abril.

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.

 

 

Fonte: Município de Anadia