«Carnaval Virtual 2021» é uma iniciativa levada a cabo pela escola de samba Sócios da Mangueira, da Póvoa da Mealhada, que começa esta sexta-feira e só termina na próxima terça. Para além de músicos de várias escolas de samba do país, o evento contará com a participação de Jorge Luiz Jeronymo, porta-voz da Estação Primeira de Mangueira (Brasil), e do conceituado músico português José Cid.

A noite de hoje, 12 de fevereiro, tem início às 21h30, a partir do Facebook dos «Sócios da Mangueira – Escola de Samba». «Baralha e canta outro» contará com interpretes de escolas de samba de todo o país, nomeadamente, de Estarreja, Sesimbra, Ovar e também Mealhada, que tocarão e cantarão os sambas uns dos outros. Xandinho, Nuno Bastos, Xando, Roseidson, Chora, Camões e Jorginho são os convidados.

No dia seguinte, sábado, pelas 19h00, a partir do Instagram dos «sociosdamangueira», «Para lá do Atlântico», juntará André Castanheira, presidente da direção dos Sócios da Mangueira, e Jorge Luiz Jeronymo, porta-voz «Estação Primeira de Mangueira» (Brasil). Pelas 22h00, a escola junta-se à live «Abraçamos o Carnaval» no Instagram do «carnavalmealhada».

No domingo, pelas 16h30, no Instagram da Mangueira, as maquilhadoras Sandra Lourenço e Carolina Rodrigues levarão a cabo um desafio de maquilhagens. À noite, a partir do Facebook da escola de samba, o músico concelhio Francisco Saldanha e o artista José Cid levarão a cabo um «Carnaval Trapalhão», pelas 21h30.

A noite de 15 de fevereiro, segunda-feira, pelas 21h30m, no Instagram, terá como convidados Phelipe Ferreira e Rodrigo Ventura, do Grupo Forrobodó. Segue-se, no Facebook, um «Baile de Carnaval», onde o público será desafiado a mascarar-se e a enviar fotografias para a escola de samba. A animação estará a cargo do «DJ Smart» e do músico Gonçalo Tavares, fundador da Banda Tempo.

O último dia do «Carnaval Virtual», terça-feira, reserva para as 21h00, a partir do Instagram, «50 anos de história», com Miguel e Bruno Oliveira (filhos de João de Oliveira já falecido) e «Zezé», fundadores da escola de samba Sócios da Mangueira. Segue-se, no Facebook, «Recordar é Viver», com a carnavalesca Inês Machado, que a partir da visualização de vídeos vai comentando e explicando alguns desfiles dos Sócios da Mangueira.

«Com a pandemia, começámos a ter mais interação nas redes sociais. Já foi assim no aniversário da escola, em dezembro, e depois com a organização de alguns momentos online que realizámos. Agora, chegámos à altura do Carnaval e quisemos ser mais ambiciosos», enalteceu, ao nosso jornal, André Castanheira, presidente da direção dos Sócios da Mangueira, a escola mais antiga do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada e a segunda mais antiga do país.

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados