Todos os eleitores recenseados no território nacional, se assim o pretenderem, poderão exercer o voto antecipado para as eleições Presidenciais de 2021, no dia 17 de janeiro, numa mesa de voto antecipado em mobilidade que funcionará, no caso do concelho de Anadia, no edifício dos Paços do Município, entre as 8h00 e as 19h00.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, constituída em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na plataforma: www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 10 e 14 de janeiro.

Por outro lado, os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID-19 estejam em confinamento obrigatório, no respetivo domicílio ou noutro local definido ou autorizado pelas autoridades de saúde que não em estabelecimento hospitalar, e desde que se encontrem recenseados no concelho da morada do local de confinamento ou em concelho limítrofe, podem votar antecipadamente.

Para o efeito devem manifestar essa intenção à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna na presente plataforma entre 14 e 17 de janeiro. O pedido pode ainda ser efetuado na freguesia correspondente à morada do recenseamento por quem, mediante exibição de procuração simples, acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente, represente o eleitor.

De referir ainda que face à situação pandémica existente e, com o intuito de evitar grandes aglomerações de pessoas, foram feitos desdobramentos em algumas assembleias de voto, nomeadamente na União de Freguesias de Arcos e Mogofores e nas freguesias de Sangalhos e Moita, onde foi criada mais uma secção de voto.

 

 

Fonte: Município de Anadia