No dia 4 de janeiro de 2021, o “Jardim dos Avós”, em Barcouço – valência do Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel -, saiu, oficialmente, do período de isolamento profilático, a que a Estrutura Residencial Para Idosos foi sujeita, em virtude de um surto de Covid 19, que atingiu funcionárias e utentes.

“Todos os nossos utentes encontram-se bem, nunca tiveram os ditos sintomas que são caraterísticos deste surto e as funcionárias atingidas, já cumpriram o período de isolamento profilático, tendo testado negativo”, garante a direção da instituição, que, publicamente, agradece “o apoio dado por pessoas e entidades”, que transcrevemos.

 

 

– Sr.ª Delegada de Saúde – Dr.ª Anunciação, pelo empenho e coordenação de todos os procedimentos e medidas que foram tomadas, que se tornaram adequadas para que hoje aqui chegados, não termos tido nenhum óbito.

– Sr. Presidente da Câmara Municipal – Dr. Rui Marqueiro, que desde a primeira hora, na primeira reunião com a direção desta instituição, deu instruções à Sr.ª Delegada de Saúde, que o município colocaria os meios necessários e adequados ao dispor, salientando que a vida das pessoas, era a sua principal prioridade.

– Sr.ºs Vereadores, Engª Arminda Martins e Dr. Nuno Canilho, pelo apoio e presença constante nas várias fases de todo este processo.

– Sr. Vice-Presidente Dr. Guilherme Duarte, pelo seu acompanhamento, preocupação e disponibilidade pessoal para fazer chegar o que fosse necessário.

– Ao executivo da Junta de Freguesia de Barcouço, pelo apoio, presença e entrega de géneros, que muito nos ajudaram nesta fase;

– – Ao Centro distrital de Segurança Social de Aveiro, pelo apoio e disponibilidade de meios;

– Dr. Rui Nogueira, médico desta ERPI, que voluntária e graciosamente nos apoia, sempre disponível, com presença diária a verificar e cuidar da saúde dos nossos utentes.

– Sr.ªs Enfermeiras Isabel Albuquerque e Nélia Sousa, que se mantiveram sempre na linha da frente, com disponibilidade imediata e a prestar os melhores cuidados a todos os nossos utentes e funcionárias.

– Às nossas funcionárias, resistentes e sem medo do perigo eminente, substituindo-se às colegas afetadas, fizeram o trabalho de uma forma exemplar, de espírito de entreajuda e entrega total á causa, para que nada faltasse aos utentes no exterior das valências de SAD e Centro de Dia, com um espírito de grupo deveras impressionante, criando um bom ambiente, para que tudo corresse como no normal.

– Às nossas funcionárias que durante catorze dias e catorze noites, ficaram na instituição em turnos de 12 horas, para garantir o apoio incondicional aos nossos utentes da valência de ERPI.

– Às nossas funcionárias afetadas, que cumpriram isolamento profilático, assim que testaram negativo e tiveram alta médica, no imediato queriam vir trabalhar, oferecendo-se para fazerem o necessário, para que as colegas fossem descansar.

– À Direção do CASS – Centro Apoio Social de Souselas, que assim que souberam da notícia, se apressaram a disponibilizaram-se todos os seus serviços, chegando mesmo a confecionarem-nos um dia de refeições para os utentes de SAD que, entretanto, foi suspenso pela DGS.

– Aos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa – pela disponibilidade, apoio e colaboração.

– À dita “Sociedade Civil Barcoucense” em que algumas pessoas, fizeram chegar a mensagem que estariam prontas a ajudar, no que fosse necessário dentro das suas possibilidades.

– A todas pessoas, empresas e empresários, que nos “mimavam” quer em géneros, quer em mensagens de incentivo.

Ontem dia 10 de janeiro, procedemos à desinfeção das instalações, com o apoio da Brigada de Matérias Perigosas da G.N.R.

Cumpre-nos agradecer:

– A ANPC – Autoridade Nacional de Proteção Civil – Aveiro, na pessoa da Sr.ª Comandante Ana Paula Ramos;

– Ao Sr. Capitão Ribeiro, 1º sargento Álvaro, Silvério, e aos elementos da Brigada de Matérias perigosas da GNR.

– E porque os últimos são os primeiros, a todas as famílias dos nossos utentes e das colaboradoras pelo apoio, compreensão e companheirismo nesta fase.

Correndo o risco de nos termos esquecido de alguém, a quem desde já pedimos desculpa, a Direção não tendo palavras para agradecer os vossos gestos, resume a nossa gratidão numa simples frase

 

 

                                                                     Um bem-haja a todos vós!

 

 

Imagem com Direitos Reservados