O Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) já está a fazer testes para pesquisa de SARS-CoV2 (COVID-19). A realização dos testes funciona por marcação, presencial ou por telefone (preferencialmente), de 2ª a 6ª, às 12h, no exterior do hospital e dentro do veículo próprio do utente, de forma rápida e segura. Para realizar o teste basta ter um pedido médico: se trouxer uma credencial do SNS, do médico de família, o teste é gratuito, no caso de ser um pedido particular, o teste tem o custo de 100€.

A recolha é realizada num espaço exterior do HMM, exclusivamente dedicada à realização destes testes. Esta foi uma das principais preocupações da equipa clínica: garantir o maior conforto para o utente, reduzindo ao máximo os riscos e evitando entradas desnecessárias nas instalações do hospital.

Os testes para pesquisa de SARS-CoV2 consistem na introdução de uma zaragatoa (semelhante a um cotonete) nas 2 narinas. É um processo rápido e indolor, que pode apensas causar algum desconforto. O resultado demora menos de 24 horas e é entregue ao utente no dia seguinte à realização do teste, às 8H, podendo ser enviado por email ou SMS.

 

 

Fonte: Hospital Misericórdia da Mealhada