A procura de material escolar caiu 15% em Portugal em 2020 face a 2019, acentuada pela incerteza que se está a viver no regresso às aulas presenciais, sendo que as mochilas (-40%) e os cadernos e blocos de notas (-57%) foram os produtos que registaram maior recuo, informa o KuantoKusta (KK), maior plataforma nacional para a comparação de preços.

De acordo com a análise do KK, esta regressão deve-se ao arranque tardio do ano letivo e principalmente ao facto de muitos agregados familiares só terem recebido esta semana a lista do material que devem comprar para os filhos.

Derivado deste facto, a empresa prevê um novo período para o pico da procura, que deverá acontecer já na semana que vem, algo que, antes do efeito pandemia, acontecia nos finais dos meses de agosto.

Esta postura excecional reflete-se também nas campanhas publicitárias, em que a plataforma verificou atraso de algumas campanhas promocionais, normalmente realizadas nas últimas semanas de agosto, por algumas lojas presentes no KK e nos grandes operadores do retalho alimentar.

 

Segundo o KK, as únicas subcategorias onde se verificou um aumento da procura foram:

  • Calculadoras – +88%;
  • Portáteis – +61% (com previsão de aumento contínuo);

 

O KuantoKusta é um dos canais mais influentes do e-commerce em Portugal. Foi fundado em 2005 pelos irmãos Pimenta, emigrantes em França, que vieram para Portugal com o desejo de abrir uma loja de informática.

Enquanto analisavam os preços praticados no país, depararam-se com a inexistência de um site que agregasse preços e permitisse a sua comparação. Conscientes da oportunidade que encontraram, não pensaram duas vezes em criar o primeiro comparador de preços de Portugal, um negócio inovador para a época, que fez com que mudasse o hábito de compra dos portugueses.

Em 2013 o KuantoKusta desenvolveu uma aplicação dedicada à comparação de preços através de tablet e smartphone. Na base de dados há milhares de produtos, que podem ser pesquisados por categoria, marca, referência ou código de barras. Através desta opção o utilizador pode alinhar o código de barras de um produto com um retângulo que surge no ecrã e fornecer por essa via a informação necessária para desencadear a pesquisa.

Em 2014, com a mudança do algoritmo da Google o KuantoKusta reformulou o seu site tornando-se desta forma em responsive design.

Em 2016, desenvolveu um comparador de preços totalmente dedicado a supermercados. Tem como objetivo integrar num único site, informações detalhadas sobre os preços práticos nos supermercados em Portugal e partilhar promoções diárias.

O KuantoKusta desenvolveu também o PriceBench, uma ferramenta especializada na recolha, tratamento e análise de dados que contribui para que o lojista registado no site tenha uma gestão de preços mais inteligente.

Ainda no mesmo ano, o KuantoKusta ultrapassa o número de 1 milhão de produtos no site inseridos em várias áreas. Considerando o crescente acesso ao site através de dispositivos móveis, em 2018 a versão mobile do KuantoKusta ganhou um visual moderno e com novas funcionalidades.

 

 

Imagem: adonyig (https://pixabay.com/pt)