A Feira da Vinha e do Vinho (FVV) Online de Anadia 2020 teve honras de abertura com a presença virtual da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que deixou uma mensagem de alento a todos os produtores vitivinícolas da Bairrada.

Na sessão de inauguração do certame, que decorreu este sábado, 20 de junho, a responsável pela pasta da Agricultura referiu que o setor “soube ajustar-se a esta nova realidade, decorrida da pandemia de Covid-19, conseguindo levar a toda população os melhores produtos em qualidade e quantidade”. Maria do Céu Albuquerque acredita que os produtores/engarrafadores irão ser parte importante na retoma da economia portuguesa, tendo deixado alguns números, relativamente à quantidade de vinho produzido e certificado, que, no ano passado, atingiu os 71 mil hectolitros. Este valor representa um aumento de 26 por cento, em relação a 2018. A ministra adiantou ainda que, no primeiro trimestre de 2020, a produção de vinho certificado na Bairrada foi 5,3% superior à registada em 2019, no mesmo período. Segundo Maria do Céu Albuquerque, “no ano passado, o vinho Bairrada acrescentou quase três milhões de euros à economia da região”.

Na sua mensagem, transmitida através da página de facebook da FVV, a ministra deu ainda a conhecer algumas das medidas criadas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia, tendo destacado a “destilação de crise” e o “armazenamento privado”, sendo que esta última abrange os espumantes de denominação de origem.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, que abriu a sessão de inauguração, sublinhou que a FVV “é um dos eventos mais importantes” do concelho. Esta edição – referiu Teresa Cardoso – é diferente porque exigiu uma adaptação por parte do Município, entidade que organiza o certame, à nova realidade. No entanto, frisou a autarca, o objetivo da FVV não se perdeu: “continuamos a dar destaque aos produtores vitivinícolas do concelho e aos vinhos que se produzem nesta ‘Terra de Paixões’, e também à gastronomia e à animação cultural produzida pelas associações”. Assim, concluiu a autarca, esta 17ª edição mostra o que de melhor se faz no concelho de Anadia em várias áreas, desde a viticultura, passando pela gastronomia, até à cultura”. Na sua mensagem, Teresa Cardoso fez ainda questão de agradecer a todos os que aceitaram o desafio do Município de Anadia para participar neste evento.

A sessão inaugural contou também com a presença virtual de Pedro Machado. O presidente do Turismo Centro de Portugal elogiou a forma encontrada pela autarquia anadiense para dar continuidade à FVV, um certame que valoriza Anadia e a Bairrada. O mesmo enaltecimento foi repetido por Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade parceira do certame desde a 1ª edição.

A cerimónia de abertura da FVV contou ainda com o testemunho de Aníbal Silva, diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, e de Adriano Aires, diretor da Escola Profissional de Anadia. Ambos deixaram um agradecimento público ao Município pelo desafio que lhes foi lançado para participarem neste evento.

A cerimónia de abertura da FVV contou também com vários momentos culturais, onde participaram três grupos anadienses: os Gaiteiros Os Katembas, o Ballet Ginásio do Centro Social de Aguim e a Escola de Dança do Club de Ancas. O programa do primeiro dia incluiu ainda o testemunho de três produtores vitivinícolas (Ribeiro de Almeida, Osvaldo Amado e Filipa Pato) e uma sessão de showcooking que privilegiou a sardinha. A noite foi animada pela atuação da Banda de Música de Anadia e do DJ G-rod.

O certame pode ser visualizado, até domingo, 28 de junho, na página de Facebook da Feira da Vinha e do Vinho. Hoje, dia 21, estarão em destaque, no “Espaço dos Produtores”, a partir das 17h00, as Caves São João e a Casa do Canto. No espaço de Gastronomia, o prato do dia é o “Escorrido”. A animação estará por conta do grupo “The Founders” e do DJ Pedro Moniz.

 

 

PROGRAMA

“Palco Sentir Anadia” – 21h00

Orquestra Desigual da Bairrada (22)

Groovart – Academia de Artes (23)

Sons de Avelãs (24)

Rob’s Angels (25)

Grupo Coral da Bairrada (26)

Incantus (27)

O Melhor do Palco Sentir Anadia (dia 28)

 

Dj’s – 22h00

The Boatman & The Disco Lizard (22)

Tiede (23)

Christian M (24)

Nuno Piolho (25)

Rafael Barandas (26)

André Cardoso (27)

 

“Espaço Produtores” – 17h00 /18h00

22 – Campolargo Vinhos e Caves Arcos do Rei

23 – Aliança – Vinhos de Portugal e Quinta do Ortigão

24 – Caves São Domingos e Ampulheta Mágica

25 – Quinta dos Abibes e Cave Central da Bairrada

26 – Adega Luís Pato e Quinta das Bágeiras

27 – Destilaria Levira, Vinhos Sidónio de Sousa e PGA (16h00/17H00/18h00)

28 – Global Wines – Quinta do Encontro e Caves da Montanha

 

“Showcooking” – 19h00

22 – Arroz Doce

23 – Morgado

24 – Chanfana

25 – Escabeche de enguias

26 – Flor de Vitis

27 – Pão de Ló

28 – Leitão

 

 

Fonte: Município de Anadia