O Município de Oliveira do Bairro vai adquirir 130 computadores portáteis e 57 acessos à internet, para alunos com estas necessidades, para que possam ter acesso ao novo regime de ensino à distância e assim terminar o ano letivo.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Educação do Município, os equipamentos “vão ser entregues ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, que fez o levantamento dos alunos que, de facto, têm essa necessidade”.

O objetivo da autarquia bairradina com esta iniciativa, segundo Lília Ana Águas, é o de “contribuir para que todos os alunos do nosso Concelho tenham as mesmas oportunidades e ferramentas de acesso às aulas e conteúdos digitais, que serão transmitidos pelos seus professores, e assim concluir este ano letivo, não saindo prejudicados pela sua situação socioeconómica”.

A decisão da autarquia de Oliveira do Bairro, que vai implicar um investimento a rondar os 70 mil euros, vem na sequência da decisão do Governo de manter até ao final do ano letivo, no âmbito da pandemia da COVID-19, para os alunos do primeiro ao 10.º ano, o regime de ensino à distância, incluindo o recurso a conteúdos pedagógicos transmitidas pela RTP Memória, a partir de 20 de abril.

Este material informático vem complementar os equipamentos do Município que estão ao serviço do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências na área da Educação.

De referir que o Município tem estado a apoiar o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, com a ajuda das Juntas de Freguesia, na entrega de materiais pedagógicos aos alunos que, até ao momento, não têm acesso à internet ou computador.

Outro dos apoios que a autarquia tem dados aos alunos mais carenciados, nomeadamente aos do Escalão A da Ação Social, é a entrega de refeições nas suas casas, que será também estendido aos alunos do escalão B.

 

Apoios sociais a grupos de risco

Recorde-se que a autarquia de Oliveira do Bairro já tem implementado um programa de apoio social excecional e temporário, no âmbito das medidas relativas à situação epidemiológica do COVID-19, um dos primeiros a ser implementado a nível regional e nacional, que passa pelo apoio psicológico, apoio jurídico e apoio na recolha e entrega de compras e bens essenciais no supermercado, medicamentos e outros produtos de primeira necessidade.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, explicou que “o apoio psicológico e jurídico é destinado a todos os munícipes e a recolha e entrega de compras e medicamentos tem como público alvo os grupos de risco, nomeadamente pessoas com mais de 65 anos ou deficiência, doentes crónicos, famílias monoparentais ou que se encontrem em situação de isolamento e sem suporte familiar e social”.

Outra medida do Município foi a abertura de quatro estabelecimentos escolares, um por freguesia, quando apenas seria necessário, por lei, abrir um, tendo em conta a existência de apenas um Agrupamento de Escolas no concelho. Estes quatro estabelecimentos estão abertos exclusivamente para acolher alunos filhos, ou outros dependentes a cargo, de profissionais de saúde, das forças e serviços de segurança e de socorro, incluindo os bombeiros voluntários, e das forças armadas, os trabalhadores dos serviços públicos essenciais, de gestão e manutenção de infraestruturas essenciais, bem como outros serviços essenciais.

Ainda no âmbito social, a autarquia mantém em funcionamento o seu Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, com atendimento preferencial por telefone e e-mail.

 Atento às dificuldades que algumas famílias estão a atravessar, o Município encontra-se ainda a preparar mais um conjunto de medidas de apoio, no sentido de menorizar os impactos socioeconómicos negativos provocados pela pandemia.

 

Colaboração com entidades de saúde no reforço das condições de tratamento

O Município assumiu os trabalhos de preparação de uma Área Dedicada COVID-19 (ADC) do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, dando resposta a uma necessidade da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Tendo em conta a proximidade das antigas instalações do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Concelho, a ARS do Centro decidiu criar nesse local uma ADC, isolando assim os doentes COVID-19 num espaço fora do edifício principal.

De imediato, o Município disponibilizou-se para realizar os trabalhos de preparação do espaço, que passaram pela sua limpeza, pintura e instalação de infraestrutura elétrica.

“Continuaremos a trabalhar e a colaborar com a ARS Centro em tudo o que for necessário, para garantir que os serviços estejam preparados e consigam servir os nossos munícipes da melhor forma possível, em defesa da sua saúde e das suas vidas”, refere Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal.

 

Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento

Ainda em colaboração com a ARS do Centro e, neste caso, com a Segurança Social, a autarquia está a preparar um Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento com 50 camas, que ficará localizado no Polo Escolar de Vila Verde.

Esta unidade servirá, em caso de necessidade, para acolher os utentes não infetados dos lares de idosos do Concelho, no âmbito da pandemia da COVID-19.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora do Município responsável pelos pelouros da Saúde e da Idade Maior, este Centro de Apoio Logístico e Unidade de Alojamento “é mais uma resposta que estamos a criar no sentido de nos prepararmos para eventuais focos de infeção que possam surgir nas nossas IPSS”.

Esta medida vem na sequência de outras que têm vindo a ser assumidas pelo Município bairradino, com o objetivo de proteger a sua população sénior, como é exemplo a recente aquisição de 1.000 testes para deteção da COVID-19, com o objetivo de detetar a infeção nos grupos mais vulneráveis, entre os quais os utentes e colaboradores dos lares de idosos.

De referir ainda que a autarquia de Oliveira do Bairro já começou a entregar às IPSS equipamentos de proteção individual, nomeadamente máscaras, viseiras e fatos, para utilização dos seus profissionais.

Lília Ana Águas deixa uma mensagem de tranquilidade à população, referindo que a autarquia “está e vai continuar a fazer tudo o que é possível, para salvaguardar a saúde e a vida de cada munícipe”, reforçando ainda o apelo para que “fiquem em casa”, sendo essa a “melhor forma de nos ajudarem a combater e ultrapassar esta situação”.

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro