Em tempos em que as notícias nem sempre são animadoras, o pampilhosense David Machado Lopes decidiu «reunir (digitalmente) alguns amigos e família que se encontram espalhados mundo fora» e, desta forma, simbólica, «celebrar a vida». É assim que surge o vídeo «Re-link.… and imagine – Reúne… e imagina», uma adaptação do «Imagine» de John Lennon, onde quatro músicos tocam a mesma música, cada um em sua casa e espalhados por vários pontos da Europa.

A ideia partiu do músico pampilhosense David Machado Lopes (no piano e produção vídeo), mas foi prontamente abraçada por um outro pampilhosense, Bruno Marques (na voz e textos), que vive e trabalha há quase uma década em Genebra.

«Nestes tempos diferentes em que vivemos, decidimos celebrar a vida e reunir amigos e família que se encontram espalhados mundo fora», declarou, ao Diário de Coimbra, o mentor da iniciativa que juntou músicos e família além fronteiras, «num vídeo que transmite uma clara mensagem de que a distância não é um limite para a imaginação».

«Age ou desiste. Sem distância ou limite. Reúne… e imagina» envolve ainda Marcelo Cantimelo (na guitarra acústica), de Coimbra, mas residente na Alemanha, e Helmar Böhnlein, de origem alemã, mas residente na Áustria, no vídeo a tocar violoncelo. Os quatro músicos, amigos de longa data, voltaram, assim, a reunir-se, virtualmente, através da música, o que não acontecia desde 2000, aquando da participação dos quatro jovens na Expo Hannover desse ano.

No vídeo, com uma versão da música de «Imagine» de John Lennon, podem ver-se ainda imagens de outros pampilhosenses – familiares e amigos dos músicos – espalhados pelo mundo, como em Haia (Holanda), Genebra (Suíça) e Barcelona (Espanha). «Foi-nos muito grato não só reunir num único momento pessoas com as quais temos uma história, recordações e afetos, mas também promover uma mensagem de esperança e celebração da vida nestes tempos tão obscuros que vivemos», declarou ainda, ao nosso jornal, David Machado Lopes, concluindo que «no fundo, foi uma fuga a esta ansiedade que todos vivemos».

A música pode ser procurada no canal de youtube por «Re-link.… and imagine – Reúne… e imagina».

 

Mónica Sofia Lopes