O “V Coimbra World Piano Meeting” (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra), – evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV) -, irá realizar-se entre os dias 1 e 8 de fevereiro, e terá como palco principal a cidade de Coimbra.

A 5.ª edição vai acolher o maior número de participantes de sempre: mais de 100 inscritos – jovens pianistas com idades entre os 8 e os 40 anos -, oriundos de mais de 20 países da Europa, Ásia e América do Norte. O Concerto de Abertura está marcado para dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco (Coimbra) e vai homenagear o compositor Ludwig van Beethoven, no ano de comemoração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão.

Pela sua grande dimensão e duração, o “V Coimbra World Piano Meeting” é considerado um evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas inscritos que representam mais de 20 nacionalidades. O programa também é vasto e, ao longo dos vários dias, decorrerão Masterclasses, diversos Concertos – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras -, e uma Competição de Piano.

A deslocalização do encontro é outro ponto inovador do certame que, para além de Coimbra, acontece na Figueira da Foz (Prémio Internacional de Piano) e, no Sardoal (Concerto de Jovens Talentos).

Entre os dias 1 e 8 de fevereiro, os jovens pianistas de todo o mundo vão ter a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Terão ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No fim, será eleito e premiado o melhor dos melhores jovens talentos. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting.

Entre os docentes, conta-se com Makoto Ueno (Universidade de Artes, Kyoto), Ayami Ikeba (Universidade de Música e Artes Performáticas de Graz, Austria), Marilyn Engle (Universidade de Calgary), Aquiles Delle Vigne, Anne Kaasa (Conservatório Nacional de Lisboa), Gianluca Luisi (Conservatorio Giacchino Rossini, Pesaro, Itália), Niklas Pokki (Sibelius Academy, University of the Arts, Helsínquia) e Frank Hsieh (Zhaoqing University School of Music, Guangdong, China).

 

Evento amplamente reconhecido a nível internacional

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A V edição do evento está a criar grandes expectativas na organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Contaremos com mais de 100 participantes, com mais de 20 países representados, que durante vários dias agitarão a cidade de Coimbra, assim como os municípios parceiros da Figueira da Foz e Sardoal. É emocionante ver um evento que nasceu do zero, do esforço e sangue de uma equipa reduzida (que uma mão chegaria para contar) e que pouco mais tinha que o sonho, a atingir hoje a maioridade. Sentimo-nos abraçados pela cidade, por significativos parceiros institucionais, por distintas marcas nacionais e por um grupo impressionante de amigos que nos ajudam a construir. A equipa, este ano, está enriquecida para enfrentar novos desafios. Do ponto de vista artístico, esperamos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos”.

A Academia A2DV – referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia “Aquiles Delle Vigne”.

“Em encontros entre academias, acabámos por saber que eles acham que nós (Academia “Aquiles Delle Vigne”) praticamos o melhor ensino de piano da Europa, e este reconhecimento é muito gratificante”, destaca Eduardo Fragoso, presidente da Associação António Fragoso.

 

Concerto de abertura: 2 de fevereiro

O Concerto de Abertura | Opening Concert – com a Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Jan Wierzba -, realiza-se no dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento São Francisco (Coimbra). Este evento conta com o apoio e a coorganização da Câmara Municipal de Coimbra.

O programa musical inclui no repertório Beethoven, uma vez que, em 2020, comemora-se os 250 anos do nascimento do compositor alemão. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete a partir do dia 31 de janeiro (máximo 2 bilhetes por pessoa. Não são aceites reservas. Bilhetes disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00, com lotação limitada.

O V Coimbra World Piano Meeting encerra com a atribuição do Prémio Internacional de melhor jovem talento, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz e conta com a Orquestra Filarmónica das Beiras, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro.

De referir que a maioria dos concertos são de entrada livre.