O maior golo do jornalista João Ricardo Pateiro ouviu-se, na noite da passada segunda-feira, no palco do Cineteatro Messias, aquando da 14.ª Gala Desportiva do Município da Mealhada. O evento, que premiou o desporto concelhio relativamente ao ano transato, recebeu inúmeros convidados reconhecidos do público que entregaram os galardões aos vencedores, com destaque para a homenagem à seleção nacional de hóquei em patins, campeã mundial em 2019, e para a atribuição do prémio Alto Prestígio a Gonçalo Vigário Louzada, pelo trabalho realizado em prol do Hóquei Clube da Mealhada.

Um autêntico desfile de estrelas desportivas – nomeadamente o coach Marco Galego; o árbitro Fábio Veríssimo; o dirigente da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto Dimas Pinto; o treinador do Tondela Natxo González; o jogador de futebol Hugo Almeida; o empreendedor de eventos desportivos Paulo Costa; o treinador de basquetebol do Sporting Luís Magalhães; o treinador de futebol José Couceiro; o jogador de futebol de praia Madjer; António Lopes, capitão da seleção nacional de basquetebol da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual; o jornalista Rui Almeida, do Canal 11 e da TSF; e o selecionador nacional de hóquei Renato Garrido – preencheram a Gala Desportiva da Mealhada, apresentada com o intenso humor de João Ricardo Pateiro, da TSF, e que contou com momentos culturais por parte da “prata da casa” com a secção de Ballet do HCM e ainda da estreia do grupo Just Right.

A noite foi de revelação dos vencedores nas diferentes categorias, com os Infantis A de Futebol do Grupo Desportivo da Mealhada a sagrarem-se Equipa do Ano; Hugo Pereira, do Hóquei Clube da Mealhada, a arrecadar o prémio de Revelação do Ano; Manuel Rosário, do Futebol Clube de Barcouço a receber o galardão de Dirigente do Ano; e Luís Malva, do Grupo Desportivo da Mealhada, a de Treinador do Ano. João Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, foi considerado o Atleta do Ano; e o prémio de Associação Desportiva do Ano entregue à Associação Trilhos Luso Bussaco.

Durante a Gala foram ainda homenageados José Mota, do Kenpo Karate Mealhada, com o Prémio Incentivo; Tiago Godinho, do Grupo Desportivo da Mealhada, com o Prémio Carreira; e Esmeraldo Almeida, do Futebol Clube da Pampilhosa, com o Prémio Dedicação.

Houve ainda dois momentos altos durante o espetáculo. Um para a homenagem à seleção nacional de hóquei em patins, campeã mundial em 2019, que, há já vários anos, realiza o seu estágio na vila do Luso. “O projeto desta seleção tem gente valiosa. Não é um projeto de dois dias. É um projeto de fé, de ética, de trabalho e de esperança», declarou Luís Sénica, presidente da direção da Federação Patinagem de Portugal, elogiando «as excelentes condições” do município da Mealhada para a realização dos seus estágios, um local que diz considerar “uma segunda casa”.

Outro ponto alto do evento foi o da atribuição do prémio de Alto Prestígio a Gonçalo Vigário Louzada pelo trabalho realizado no Hóquei Clube da Mealhada, clube onde foi jogador, treinador, diretor e presidente da direção. Foi durante os seus mandatos que a equipa de seniores subiu à 1.ª Divisão Nacional e em que surgiu a patinagem artística que hoje conta com cerca de uma centena de atletas. Durante a Gala foi reconhecida a sua “gestão rigorosa”, que permitiu ao clube obter crescimento e ser atualmente “reconhecido por todo o país como uma das melhores referências na formação de jovens desportistas de excelência”.

Gonçalo Louzada falou em “momentos marcantes”, nomeadamente com as duas subidas à 1.ª Divisão, elogiando o clube pela capacidade de formação, que confessa: “Enchem-me o coração”. O premiado de Alto Prestígio parabenizou a Câmara da Mealhada pela realização de mais um espetáculo: “São milhares de pessoas que, desinteressadamente, contribuem para o desporto no concelho”. E em relação ao prémio partilhou-o com a família, com todas as pessoas com quem trabalhou e com o HCM. “Este clube foi alicerçado por um grupo de amigos que tinham uma paixão pelo hóquei. Espero que continue sempre com os mesmos valores!”, referiu ainda.

 

 

Premiados Mérito Desportivo

Luís Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada

Margarida Silva – União Recreativa Cadima

Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso – Ténis de Mesa

 

Bruna Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Tatiana Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Jessi Tati – Futebol Clube da Pampilhosa

Iniciados Masculinos – Andebol – Casa do Povo da Vacariça

Joaquim Godinho – Associação Trilhos Luso Bussaco

João Almeida – Associação Trilhos Luso Bussaco

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco

 

Roberto Branco – Centro Recreativo de Antes

Equipa de Benjamins – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Lara Carvalho – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Traquinas A – Clube Desportivo do Luso

Jorge Santos – Associação Desportiva de Barcouço

Eduardo Gabriel Vieira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Rafael Pereira Pessoa – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Francisco Xavier Amaral – Secção Natação Bombeiros Voluntários da

Paulo Tomás Pereira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Dinis Abreu – Riba D´Ave HC

 

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem do Município da Mealhada