O Município de Oliveira do Bairro vai promover nos dias 7, 19 e 26 de fevereiro “Encontros Interculturais” no âmbito da elaboração do seu Plano Municipal para a Integração de Migrantes.

O primeiro “encontro” vai realizar-se na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, a 7 de fevereiro, e contará com a participação dos jovens imigrantes que frequentam este estabelecimento de ensino.

De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Ação Social do Município de Oliveira do Bairro, este primeiro encontro tem como objetivo “ouvir de viva voz as preocupações destes alunos, as suas necessidades, expetativas e eventuais propostas de solução para os problemas de integração que possam estar a enfrentar”. “É importante conhecê-los, ouvir as suas histórias e perceber quais as principais dificuldades que enfrentam, após uma mudança tão radical nas suas vidas”, acrescentou a autarca.

Os dois “encontros” seguintes vão realizar-se na Extensão de Saúde de Oiã (19 de fevereiro) e no Centro de Saúde de Oliveira do Bairro (26 de fevereiro), com o objetivo de facilitar a participação local dos imigrantes na recolha de informação, que servirá de base ao planeamento da futura intervenção do Município, no âmbito do Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Oliveira do Bairro, projeto que está a ser implementado em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, estando nesta primeira fase, a realização do diagnóstico da situação concelhia com a colaboração de todos, imigrantes, comunidade de acolhimento e instituições/entidades.

As migrações são uma realidade antiga, contudo têm vindo a assumir uma relevância cada vez maior nas sociedades contemporâneas. Seja por razões económicas, políticas, humanitárias ou outras, são muitas as pessoas que se viram na contingência de emigrar para fora do seu país.

O concelho de Oliveira do Bairro tem vindo a ser, desde há longos anos, local de partida e de chegada para muitos migrantes, estando a autarquia a trabalhar, em parceria com várias entidades, na criação de condições para a sua completa integração. 

 

 

Fonte: Município de Oliveira do Bairro