A Gala Desportiva do Município da Mealhada volta a dar o palco aos mealhadenses que, em 2019, mais se destacaram no mundo desportivo.  É na noite de 27 de janeiro que serão revelados os vencedores das diversas categorias, numa cerimónia que decorre no Cineteatro Messias (Mealhada), a partir das 21h30.

Já são conhecidos os diversos candidatos nas seis categorias: Associação Desportiva do Ano, Dirigente, Treinador, Atleta, Revelação do Ano e Mérito Desportivo. Resta agora ao júri, constituído por Mara Santos, Pedro Paiva, Fernando Trindade, Luís Oliveira e Pedro Carvalho, escolher cada um dos vencedores.

Na corrida ao título de “Treinador do ano” estão Vasco Almeida, do Futebol Clube de Barcouço, João Magalhães, do Luso Ténis Clube, e Luís Malva, do Grupo Desportivo da Mealhada. Já no que se refere ao “Atleta do Ano”, os candidatos são Paulo Yuldashev, do Luso Ténis Clube, João Pereira, da Escola de Atletismo de Coimbra, e Eduardo Fernandes, que integra a equipa de natação do Sporting Clube de Portugal. Para “Revelação do ano” estão nomeados Hugo Pereira (Hóquei Clube da Mealhada), Eduardo Vieira (Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada) e Carlota Esteves (Luso Ténis Clube).

As três equipas nomeadas para o título do ano são a Equipa de Hóquei Clube da Mealhada (sub 13), a Sub14 do Luso Ténis Clube e a equipa de futebol de Infantis A do Grupo Desportivo da Mealhada. A escolha para “Associação Desportiva do Ano” será feita entre o Hóquei Clube da Mealhada, o Futebol Clube da Pampilhosa ou a Associação Trilhos Luso Bussaco. Os candidatos a “Dirigente do Ano” são Helena Marques (Hóquei Clube da Mealhada), Patrícia Santos (Futebol Clube da Pampilhosa) e Manuel Rosário (Futebol Clube de Barcouço).

Nesta noite de brilho das figuras do desporto há ainda espaço para a entrega do prémio Mérito Desportivo e para a atribuição dos prémios Alto Prestígio, Prémio Incentivo, Prémio Carreira e Prémio Dedicação, que resultam de escolha direta do júri. Recorde-se que, nestas categorias, já foram homenageadas figuras como Fernando Santos, selecionador nacional, ou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de futebol.

A Gala Desportiva do Município da Mealhada realiza-se anualmente, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado no concelho em prol do desporto, premiando aqueles que ao longo da sua vida e, sobretudo em cada ano, contribuíram para o seu desenvolvimento.

 

Nomeados

Associação Desportiva do Ano:

Hóquei Clube da Mealhada

Futebol Clube da Pampilhosa

Associação Trilhos Luso Bussaco

Este prémio será atribuído à Associação Desportiva que tenha tido um desempenho de relevo, ao nível do fomento e desenvolvimento desportivo com reconhecido impacto na vida social do concelho e do seu próprio crescimento estrutural e organizativo.

 

Equipa do Ano:

                        Equipa Hóquei Clube da Mealhada Sub13

                        Sub14 Ténis – Luso Ténis Clube

                        Infantis A Futebol – Grupo Desportivo da Mealhada

Atribuído à equipa que apresente resultados desportivos assinaláveis ao nível competitivo, um comportamento ético desportivo prestigiante para o concelho ou um desempenho geral distintivo em termos da sua atividade desportiva.

 

Dirigente do Ano

Helena Marques – Hóquei Clube da Mealhada

                        Patrícia Santos – Futebol Clube da Pampilhosa

                        Manuel Rosário – Futebol Clube de Barcouço

Reservado a distinguir a capacidade de trabalho, a dedicação e a competência colocadas ao serviço da direção e gestão da sua instituição, apresentando-se na sua ação dirigente como exemplo de bom desempenho a favor do dirigismo desportivo local.

 

Atleta do Ano

Paulo Yuldashev (Luso Ténis Clube)

João Pereira – Escola de Atletismo de Coimbra

Eduardo Fernandes – Sporting Clube de Portugal

Atribuído ao atleta que, no ano de 2019, se evidenciou no plano da prática e da competição desportiva em que esteve envolvido a título individual ou coletivo.

 

Treinador do Ano

                        Vasco Almeida – Futebol Clube de Barcouço

                        João Magalhães – Luso Ténis Clube

                        Luís Malva – Grupo Desportivo da Mealhada

Prémio atribuído ao treinador que desenvolveu um trabalho de relevo ao serviço de uma modalidade desportiva quando em representação de um clube do Concelho ou ao serviço de um clube fora deste, desde que seja natural do concelho da Mealhada.

 

Revelação do Ano

                        Hugo Pereira (Hóquei Clube da Mealhada)

                      Eduardo Vieira (Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada)

                        Carlota Esteves (Luso Ténis Clube)

Este prémio será atribuído a um agente desportivo, (dirigente, atleta, treinador ou outro técnico ou colaborador) que, no ano de 2019, distinguiu no seu desempenho desportivo, técnico ou funcional, constituindo uma esperança para o desenvolvimento do desporto no concelho.

 

Mérito Desportivo

Luís Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada

Margarida Silva – União Recreativa Cadima

Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Travasso – Ténis de Mesa

Bruna Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Tatiana Rodrigues – Futebol Clube da Pampilhosa

Jessi Tati – Futebol Clube da Pampilhosa

Iniciados Masculinos – Andebol – Casa do Povo da Vacariça

Joaquim Godinho – Associação Trilhos Luso Bussaco

João Almeida – Associação Trilhos Luso Bussaco

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco

Roberto Branco – Centro Recreativo de Antes

Equipa de Benjamins – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Lara Carvalho – Atlético Clube do Luso / Escola de Futsal da Mealhada

Traquinas A – Clube Desportivo do Luso

Jorge Santos – Associação Desportiva de Barcouço

Eduardo Gabriel Vieira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Rafael Pereira Pessoa – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Francisco Xavier Amaral – Secção Natação Bombeiros Voluntários da

Paulo Tomás Pereira – Secção Natação Bombeiros Voluntários da Mealhada

Dinis Abreu – Riba D´Ave HC

 

Prémio atribuído a Dirigentes, Treinadores, Atletas ou Equipas do Concelho de Mealhada que, em 2019, obtiveram resultados relevantes em provas de âmbito nacional ou internacional, ou que participaram em seleções nacionais.

 

Alto Prestígio

Prémio que pretende homenagear uma personalidade que, na sua vida social e desportiva, contribuiu de uma forma exemplar e dedicada para o desenvolvimento do desporto no Concelho, constituindo-se como uma referência para as várias gerações de desportistas.

 

Prémio Incentivo

Prémio atribuído a entidades e instituições que, em 2019, tenham implementado e desenvolvido iniciativas significativas com impacto no desenvolvimento do desporto no Concelho da Mealhada.

 

Prémio Dedicação

Prémio com o objetivo de homenagear pessoas – vulgarmente conhecidas por “carolas” – cujo percurso de vida se confunde com o das instituições a que se dedicam de forma empenhada e desinteressada.

 

Prémio Carreira

Prémio com o objetivo de homenagear pessoas com um percurso desportivo de tal forma relevante que se tornou uma referência para toda a comunidade.

 

Júri

O júri é selecionado, anualmente, sendo a entidade que tem a responsabilidade de selecionar os candidatos e eleger os vencedores. Nesta 14.ª edição é composto por:

Mara Santos

Auxiliar de Ação Educativa na Creche do Centro Social Freguesia de Casal Comba

Diretora do Sport Clube do Carqueijo durante 5 anos – responsável e coordenadora da Formação.

 

Pedro Paiva

Consultor, Formador e Orador em Inovação, Criatividade, Qualidade, Liderança e Gestão de Equipas em diversas organizações/eventos.

Docente na Coimbra Business School (Pós-Graduações de Marketing Digital e International Business);

Elemento do Instituto Eneagrama Shalom (Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal) e membro dos dos órgãos sociais da Associação IESh.

Praticante de Karate Shotokan na Mealhada (1981 a 1991)

 

Fernando Trindade

Professor do ensino secundário, atualmente a exercer como diretor do Agrupamento de Escolas da Mealhada;

Jogador federado na Federação Portuguesa de Ténis pelo Luso Ténis Club

(enquanto adolescente, foi jogador federado de futebol, basquetebol e xadrez).

 

 

Luís Oliveira

Administrador da empresa Transportes Rama

Foi atleta do Grupo Desportivo da Mealhada

Foi presidente do Grupo Desportivo da Mealhada durante quatro anos

 

Pedro Carvalho

Bancário no Santander Totta.

Atividades ligadas ao Desporto:

Jogou futebol federado desde os 16 anos, até aos 27 anos, repartidos e com mais enfoque no FCP Pampilhosa, no Académico do Paço.

Aficionado do Ténis e futebol.

 

 

Fonte: Município da Mealhada