O Município de Anadia distinguiu os melhores alunos das escolas do concelho, no ano letivo 2018-2019, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, numa cerimónia que decorreu no Cineteatro Anadia. “Que esta distinção vos sirva de estímulo para continuarem a trilhar um percurso de sucesso, guiado pelos melhores princípios e pela busca da felicidade, a vossa e a dos outros”, enalteceu Teresa Cardoso, presidente da Autarquia.

Dezenas de alunos do concelho anadiense foram galardoados com este prémio que presta uma homenagem à vida e obra do Professor Rodrigues Lapa. “Uma personalidade fascinante”, destacou a edil, descrevendo a figura notável como sendo “um homem discreto, de poucos sorrisos e de muita austeridade, um anadiense fiel a causas, que preferia quebrar a torcer”.

“À medida que o tempo passa, e apesar da marca que deixou, vão sendo cada vez mais ténues as memórias acerca de Manuel Rodrigues Lapa. Aqueles que com ele conviveram vão desaparecendo e assim se vão perdendo os testemunhos sobre a sua vida, dados na primeira pessoa”, lamentou ainda a autarca.

Em sua homenagem muitos são aqueles que fazem prevalecer o nome de Rodrigues Lapa com a receção deste galardão. Assim, do Colégio Nossa Sr.ª de Assunção receberam do 2.º Ciclo, Ana Francisca Timóteo o primeiro prémio e Luís Patrão e Sara Nogueira menções honrosas; do 3.º Ciclo, o primeiro prémio foi para Manuel Martins e as menções honrosas para Margarida Abrantes e Maria Cara D’Anjo; e do ensino secundário, Maria Teresa Gonçalves recebeu o primeiro prémio e João Corveira e Mariana Oliveira as menções honrosas.

Dos Salesianos de Mogofores, do 2.º Ciclo arrecadaram o primeiro prémio Rui Pedro Ferreira e as menções honrosas Maria Inês Pato e Hugo Duarte; já do 3.º Ciclo, o primeiro lugar foi para Miguel Rocha e as menções honrosas para Mariana Álvaro e Jéssica Rosa.

Do 2.º Ciclo da Escola Básica de Vilarinho do Bairro recebeu o primeiro prémio Rita Santos e as menções honrosas foram para Afonso Silva e Camila Oliveira. Já do 3.º Ciclo da mesma escola, Carolina Dreux atingiu o primeiro lugar e Ana Rita Alvez e Sara Capela as menções honrosas.

Da Escola Básica e Secundária de Anadia, referente ao 2.º Ciclo, Joana Queiroz Fernandes recebeu o primeiro prémio e Inês Carvalho e Margarida Silva as menções honrosas; do 3.º Ciclo, Joana Alves Fernandes arrecadou o lugar cimeiro e Beatriz Rolo e Filipa Perpétua as menções honrosas; do ensino secundário, o primeiro lugar foi para Maria José Torres e as menções honrosas para Matilde Alves e David Pires; e, por fim, no ensino profissional, Ashley Silva recebeu o primeiro prémio e Andreia Ferreira e Renato Vieira as menções honrosas.

Da Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada, Lília Maria Lourenço ficou em primeiro lugar e Luana Ferreira e Ariana Sofia Ferreira receberam as menções honrosas.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar premiando os melhores alunos do 12.º ano na disciplina de Língua Portuguesa, das escolas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, a área da sua abrangência. Assim, foram distinguidos Maria José Torres, da Escola Básica e Secundária de Anadia; Maria Teresa Gonçalves, do Colégio N.ª Sra. Assunção; e Daniela Ferreira, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro.