A edição de 2019 do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal sagrou vencedora a obra “Vidas por Fios”, da autoria de José Martinho Gaspar, professor de História, oriundo de Abrantes, que será lançada no próximo mês de Fevereiro. Entretanto, o Lions de Portugal tem novo concurso a decorrer até 15 de março de 2020.

«Vidas por Fios» foi selecionada de vinte e nove que estiveram a concurso na última edição. O autor descreve que o livro é “uma metáfora do nosso tempo, onde o mérito é amiúde secundarizado, onde se afirmam protagonistas improváveis e onde o palco político abre pouco mais do que espaço para o desenrolar de anedotas sofríveis”.

Estimular e divulgar a produção literária e permitir o aparecimento de novos escritores é o objetivo do Lions Portugal ao promover, anualmente, o seu concurso literário, criado em 2011, que se destina a galardoar o autor da melhor novela ou romance.

Entretanto, a edição deste ano já está em curso e os interessados em concorrer deverão enviar os seus exemplares até ao dia 15 de março de 2020, sendo o vencedor divulgado em finais de maio.

De acordo com o regulamento, podem concorrer ao prémio cidadãos de nacionalidade portuguesa, maiores de idade, residentes ou não no país, quer tenham ou não obra publicada. Só serão admitidos a concurso trabalhos inéditos.

O vencedor, além de receber 2.500 euros da Fundação Lions de Portugal, terá a possibilidade de ver a sua obra publicada pela Editora Guerra & Paz que, este ano, se associa ao prémio, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Editora, os Lions de Portugal e a Fundação Lions de Portugal.

“Paralelamente aos projetos solidários que desenvolvemos e que nos caracterizam, os Lions entendem ser fundamental dar o seu contributo à cultura e à arte em geral, pretendendo com este prémio fomentar a produção literária e ajudar ao aparecimento de novos valores, contribuindo também para o incentivo à leitura em Portugal”, refere Isabel Moreira, presidente dos Lions de Portugal, sublinhando a “importância desta parceria com a prestigiada e reconhecida editora Guerra & Paz”.

Os concorrentes devem enviar ou entregar os seus exemplares na Rua Basílio Teles, n.º 17 – 3.º C, 1070-020, Lisboa, ou na Rua Monte Grande – Parque Avioso – S. Pedro, 4475-059 Maia.

O regulamento do concurso pode ser consultado em http://www.lionsclubes.pt/dm115/images/stories/plit_reg.pdf