A “Requalificação do Parque de Levira” foi a proposta mais votada da 1ª edição do Orçamento Participativo do Município de Anadia (OPMA) 2019, obtendo 243 votos, num total de 770.

Na segunda posição ficou a proposta referente à “Construção de Moinho de Água Museológico no Parque Ecológico/Lazer de Vila Nova de Monsarros”, com 156 votos. Em terceiro lugar, o “Património Natural e Cultural de Anadia” com 155, em quarto, a “Reabilitação do Parque Claudino Pinto” que obteve 149 votos. O “Miradouro do Ecoparque de Sangalhos” mereceu 31 votos, ficando em 5º lugar, seguindo-se o “Moinho da Póvoa do Castelo – Sangalhos”, com 28. A proposta menos votada foi o “Reanimar Anadia”, obtendo apenas 8 votos.

O OPMA visa promover a participação da população nas decisões estratégicas do município e na gestão de parte dos recursos públicos disponíveis, adequando as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas das pessoas. Esta “nova” ferramenta permite que a população possa eleger os projetos de acordo com os seus interesses e necessidades diretas, procurando granjear uma governação mais próxima, centrada nas pessoas e nos seus problemas.

 

 

Fonte: Município de Anadia