A Câmara da Mealhada assinalou, durante esta semana, o Dia Internacional das Cidades Educadoras com atividades que decorreram em diversos espaços municipais e com a elaboração do vídeo “Escutar a Cidade da Mealhada para a transformar”, no qual munícipes dão sugestões do que gostariam de ver na sua cidade.

A bandeira alusiva ao Dia Internacional das Cidades Educadoras (que se comemora amanhã, 30 de novembro) foi hasteada esta tarde, numa cerimónia que incluiu a leitura da Declaração do Dia Internacional das Cidades Educadoras 2019, o cantar o Hino das Cidades Educadoras, pelos alunos do Centro Escolar da Mealhada, a participação da tuna da Universidade Sénior da CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social – e a visualização do vídeo “Escutar a Cidade da Mealhada para a transformar”.

No âmbito do desafio lançado este ano e cumprindo o objetivo de promover a atitude de escuta ativa dos cidadãos, a Mealhada propôs-se ir ouvir os cidadãos e ouvir as aspirações e desejos para a sua cidade. Cada um dos entrevistados pôde dar a sua opinião sobre o que poderia ser melhorado. Em simultâneo, decorreram, durante a semana, várias iniciativas nos diversos espaços municipais. “Pretendemos escutar os munícipes para que as políticas locais sejam cada vez ainda melhores para o desenvolvimento do território e a vida das pessoas”, referiu Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

A Mealhada participa também no projeto divulgando, periodicamente, uma iniciativa que julga ser educadora: a criação de armadilhas para a vespa asiática, por parte de alunos do concelho, no Centro de Interpretação Ambiental, o Catrapim, festival onde as crianças são sensibilizadas para a preservação ambiental através da arte, ou o Soul Fitness, que promove a atividade física como melhoria da qualidade de vida.

Ser cidade Educadora é apostar na criação de contextos urbanos mais visíveis promovendo uma visão ampla da educação e maximizando o impacto educativo das suas políticas municipais. Dentro dos vários objetivos desta associação, destaca-se a importância de proclamar e reivindicar a importância da educação na cidade. Todos os anos, no dia 30 de novembro, celebra-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Fundada em 1994, a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma Associação sem fins lucrativos constituída como uma estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem a reger-se pelos princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras que se baseia na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948); no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (1966); na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989); na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990) e na Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (2001). Com mais de 493 cidades de 36 países distribuídos por todos os continentes, a cidade da Mealhada é uma das 77 cidades Portuguesas que aceitaram associar-se a esta Associação.

 

 

Fonte: Município da Mealhada