O Município de Anadia está a proceder à limpeza do leito do Rio Cértima em todo o percurso que atravessa o concelho, de sul para norte, numa extensão de aproximadamente treze quilómetros. A intervenção realizada no Rio da Serra abrangeu o troço entre a Ponte da Moita e a confluência com o Rio Cértima, numa extensão de cerca de dois quilómetros.

A intervenção está a ser realizada a expensas próprias, utilizando o orçamento camarário, sem qualquer comparticipação ou apoio por parte do Governo.

A operação de limpeza já decorre há algum tempo, visando desobstruir o leito do rio, através da remoção de árvores caídas, da vegetação e de outros detritos, por forma, a melhorar as condições de circulação da água, para que haja uma maior fluidez, prevenindo assim eventuais cheias, no caso de se verificar um inverno mais chuvoso.

Em ambas as situações apenas têm sido intervencionados os leitos dos rios, não tendo sido efetuada qualquer limpeza das respetivas margens, tal como aconteceu, por exemplo, no ano passado.

 

 

Fonte: Município de Anadia