A vila de Caria recebeu, no final de setembro, a oitava edição do Encontro de Grupos de Música Popular Tradicional Portuguesa que segundo a organização se saldou em mais um êxito. Organizado pelo Grupo de Cantares Toca da Moura da Associação Cultural e Recreativa de Caria, o encontro contou com a participação de quatro grupos.

Para além do Grupo de Cantares Toca da Moura de Caria, o certame contou com a atuação do Grupo de Cantares “Incantus” (Avelãs de Cima – Anadia), o Grupo de Cantares “Mar à Vista” (Peniche), e o Grupo Cantares Lameirinhas (Guarda).

O presidente da coletividade de Caria, Luís António Almeida, reforçou a qualidade dos grupos convidados que corresponderam ás expectativas “vamos no oitavo encontro, tentamos sempre trazer grupos de outras regiões, embora isto não seja, nem nenhum campeonato, nem nenhum concurso, mas nós gostamos também de ouvir grupos de cantares de outras localidades, e penso que mais uma vez, eles corresponderam às nossas expectativas, deslocando-se a Caria para darem este magnífico espetáculo que Caria bem merece e o concelho de Belmonte também”.

Para além do intercâmbio, este é mais um evento importante que visa promover e divulgar a música popular portuguesa, para além de ser também um bom veículo na promoção turística da freguesia de Caria e do concelho de Belmonte.

O Grupo de Cantares Toca da Moura de Caria (foto) comemora este ano o seu 17º aniversário, nasceu em 2002 no seio da Associação Cultural e Recreativa de Caria. O seu historial foi reunido num livro de 36 páginas, apresentado há dois anos.

Luís António Almeida acrescentou que o grupo mantém a sua atividade regular face ao empenho e dedicação dos seus elementos “é um grupo que se mantém com atividade regular, os seus componentes têm gosto por aquilo que fazem, não são profissionais, mas mesmo assim demonstram a qualidade e o seu empenho em querer divulgar não só o concelho de Belmonte e a freguesia de Caria, mas também as músicas populares, algumas das quais são êxitos a nível nacional”.

A oitava edição do Encontro de Grupos de Música Popular Tradicional Portuguesa realizou-se ontem na vila de Caria, com arruada com a Fanfarra da Banda Filarmónica de Caria e atuações dos grupos no salão do edifício da Junta de Freguesia de Caria.

 

 

Fonte: Rádio Caria

Imagem com Direitos Reservados