Perto de uma centena de pessoas marcaram presença no início do oitavo ano letivo da Universidade Sénior da CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, numa cerimónia que decorreu no Casino do Luso. No arranque ficaram a ser conhecidos os novos formandos, formadores e também a entrada de três novos parceiros.

O ano letivo da Universidade Sénior CADES começa esta segunda-feira e são já noventa e seis os inscritos, com expectativas de que o número possa aumentar. Convívio, partilha e aprendizagem parecem ser a “chave” do sucesso do projeto criado pela Associação CADES, em 2012/2013. “Estamos certos de que estar na Universidade Sénior é uma excelente forma de aliar o prazer à cultura”, declarou Patrícia Figueiredo, coordenadora do projeto, desejando que “o percurso seja de alegria e de amizade”.

E Nuno Canilho, vereador na Câmara da Mealhada com o pelouro da Ação Social, parabenizou o trabalho realizado pela Universidade Sénior da CADES. “O mundo mudou muito e hoje a esperança média de vida é cada vez mais longa”, começou por dizer o autarca, lamentando, contudo, que, na maior parte dos casos, a resposta para o cuidado aos idosos passe “por dar as mesmas funções que se dá às crianças”. “Infantilizamos os cuidados que lhes prestamos”, continuou defendendo que “jogar jogos e fazer colagens é bom do ponto de vista motor”, mas que a infantilização à volta disso “não é positiva para ninguém”.

“O que faz a Universidade Sénior é dar uma resposta dedicada a todas as pessoas que ainda estão muito ativas para dar e receber. O exemplo disso é o facto de muitos dos formadores sejam também formandos”, concluiu ainda, lançando o desafio para que a Associação contacte as Termas do Luso “e possam, de alguma forma, ser parceiras de um espaço tão importante na vila do Luso”.

Nos agradecimentos, Patrícia Figueiredo destacou o papel fundamental de alunos, formadores – muitos deles em regime voluntário -, da Câmara da Mealhada, das Juntas de Freguesia do Luso, Pampilhosa, União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes e dos parceiros, cujo o número tem vindo aumentar nos últimos anos. Este ano, entram Naturalmed, que coloca ao dispor a sua equipa técnica para a disciplina de Saúde e Bem-estar; o Armazém do Fitness, onde serão dadas as aulas de Pilates, Yoga e Ginástica; e a Living Place com a BioCriatividade e Actividade Física.

Presente na abertura, que contou com um momento cultural pela fadista lusense Edna, esteve também Licínia Ferreira, madrinha da Associação CADES, que elogiou o papel da Universidade na vida das pessoas, relembrando a “honra” que sente no projeto. “Sempre que estiver disponível não direi que não a nada”, afiançou.

Já Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara da Mealhada, recordou “a disponibilização integral de todas as nossas infraestruturas à associação”. “Contem sempre connosco”, concluiu.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias de José Moura em https://www.facebook.com/bairradainformacao/