O Município de Anadia apoia a candidatura do projeto de inovação social para a criação de uma “Unidade Ambulatória de Estimulação Multissensorial” apresentada pelo Centro Social N.ª Sra. Do Ó de Aguim ao Programa “Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social”.

A Câmara Municipal assinou uma Carta de Compromisso, onde se compromete a cofinanciar a implementação deste projeto e a fazer o seu acompanhamento técnico, através de uma equipa multidisciplinar a trabalhar na área da inovação e empreendedorismo social, pertencentes ao Gabinete de Apoio às Empresas e ao Empreendedor e ao Serviço de Ação Social da Rede Social de Anadia.

No caso de ser aprovado, o projeto será desenvolvido ao longo de três anos e conta com um orçamento de cerca de 85 mil euros, sendo comparticipado em cerca de 70 por cento pelos Fundos Comunitários, através do Portugal 2020, e os restantes cerca de 30 por cento ficarão a cargo de investidores sociais. O Município de Anadia é um desses investidores e financiará esta ação com uma verba até 15 mil euros.

Pretende-se alcançar uma participação de 25 idosos em cada semestre, sendo que cada idoso deve ser envolvido, em pelo menos três atividades por mês. A pretensão é retardar a evolução da demência e aumentar a interação social e diminuir os sentimentos de solidão e depressão.  O projeto não se restringirá apenas aos utentes do Centro Social Nª Sra. do Ó, uma vez que, a sua área de abrangência será alargada aos utentes das restantes Instituições Sociais do concelho.

No que respeita a atividades a realizar, estas passarão por exercícios e jogos cognitivos em sessões individuais e em grupo; exercícios de estimulação das capacidades motoras; atividades de estimulação multissensorial; passeios de cariz terapêutico ao exterior e ginástica aquática.

O projeto implica a criação de uma equipa técnica constituída por uma Animadora Sociocultural, uma Psicóloga e uma Fisioterapeuta. A candidatura prevê ainda a aquisição de uma viatura de nove lugares adaptada para pessoas com mobilidade reduzida para que se possa efetuar o transporte dos utentes.

De salientar que o Município de Anadia tem uma vasta experiência de apoio a projetos de inovação e empreendedorismo social, sendo disso exemplo, a realização, no ano transato, do evento “Anadia Social” que teve como objetivo divulgar o trabalho social desenvolvido e implementado no concelho de Anadia e, desta forma, ser o “motor” de novas aprendizagens e saberes junto das instituições sociais.

 

 

Fonte: Município de Anadia