Quem nunca assistiu à “Tradicional Desfolhada” tem oportunidade para no sábado, dia 5 de outubro, ver uma representação desta tradição já pouco usual nos dias que correm, pelo Rancho de São Simão de Mamarrosa. A encenação tem início às 20 horas, no Largo Professora Rosinda de Oliveira, junto ao Salão da Associação de Melhoramentos da Mamarrosa, na Mamarrosa, Oliveira do Bairro, e todos são bem-vindos.

Além da atuação do rancho anfitrião e responsável pela organização do evento, sobe também ao palco um convidado – Rancho Folclórico Rio de Moinhos – Penafiel –, além de um grupo de cantares – Grupo Cultural São Bernardo a Cantar e um grupo de teatro, encabeçado por Ricardo Regalado, que vai recriar todo o espírito de alegria, diversão e trabalho que se vivia nesta tarefa da desfolhada. No total serão mais de cem pessoas a participar nesta recriação, procurando representar de forma o mais fiel possível esta tradição. Durante o evento estará à venda comida típica destas festividades, num bar aberto, onde não vão faltar o caldo verde, chouriço assado, broa e vinho tinto.

“Procurando representar as tradições do antigamente, e depois do sucesso do evento do ano passado, o Rancho de São Simão de Mamarrosa decidiu voltar a apostar este ano na encenação da Tradicional Desfolhada, uma atividade muito comum no antigamente da população rural e que se perdeu com a evolução dos tempos. Com um grupo de mais de cem pessoas, procuramos agora mostrar aos jovens e a todos os presentes que se juntarem a nós como era o ambiente de festa na altura da desfolhada do milho.”, explicou Daniel Jesus, presidente da direção do Rancho de São Simão de Mamarrosa.

A realização da “Tradicional Desfolhada” conta com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Junta da União de Freguesias de Bustos Troviscal-Mamarrosa, sem os quais esta organização não teria sido possível.

 

 

Fonte: Rancho Folclórico São Simão de Mamarrosa

Imagem com Direitos Reservados