A Câmara Municipal de Anadia assinou, no passado dia 18 de setembro, o auto de consignação para a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (Canil/Gatil), que ficará localizado na Zona Industrial de Alféloas. Trata-se de um investimento na ordem dos duzentos e quarenta mil euros, com um prazo de execução de oito meses.

O novo Centro de Recolha Municipal, cujas obras arrancarão muito em breve, vem assim substituir o atual espaço, que serve de canil com cerca de vinte e cinco animais, mas que é insuficiente para dar resposta às inúmeras solicitações que chegam à Câmara Municipal. As novas instalações vão permitir triplicar a capacidade de recolha e de acolhimento de animais.

O Centro de Recolha vai ser constituído por dois edifícios de piso único que irão albergar, para além das celas para os animais (cães e gatos), salas de esterilização, de recobro, de ocisão, de isolamento e quarentena e de multiespécie, posto de vacinação, gabinete veterinário, zona de higienização, armazém de cadáveres, maternidade, enfermarias, espaços de exercício comum, áreas de apoio e logística.

Este projeto visa alojar cães e gatos vadios ou errantes, encontrados na via pública ou em quaisquer lugares públicos, bem como animais perigosos que apresentem riscos para a segurança de pessoas ou outros animais.

Outro dos objetivos passa por executar campanhas de profilaxia médica e sanitária, assim como programas e ações que visem o bem-estar animal. Finalmente, pretende-se proceder à esterilização dos animais errantes sempre que necessário.

De referir ainda que, neste âmbito, o Município continua envolvido no projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para a criação do Centro de Recolha de Animais Intermunicipal, que prevê a criação de três centros de recolha de animais para dar resposta aos onze municípios que compõem a CIRA.

 

Fonte: Município de Anadia