“A Bairrada mais do que a soma de oito municípios é uma região por si só. Em cada garrafa de vinho e produto gastronómico está muito mais do que um produto. Está o esforço e a alma de cada um de vocês”. As palavras são de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, que, na tarde de ontem, inaugurou a primeira edição do “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”, um evento que se realizou, até este domingo, na cidade de Anadia.

O representante do Governo teceu rasgados elogios à Bairrada, parabenizando “os autarcas, a população e os produtores” e garantindo que “o povo da região tem todos os motivos para se sentir orgulhoso”. “Aqui encontramos o melhor. Espumante como o da Bairrada é difícil de encontrar e o leitão não há igual a este em mais lado nenhum”, elogiou.

O evento “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”, que se realizou até este domingo, no Pavilhão de Desportos em Anadia, surge a partir de um semelhante que aconteceu no Velódromo de Sangalhos, durante cinco anos. “Repensámos o evento e demos-lhe um novo ar. É um momento muito importante para nós”, destacou José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, elogiando “a presença dos produtores numa altura de vindima”.

A cerimónia inaugural ficou também marcada pela divulgação da nova imagem da marca da Bairrada, numa altura em que se assinalam os quarenta anos formais da região. E no seu discurso, Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, garantiu existir “um esforço na promoção e divulgação de Anadia e da Bairrada”. “Este é um evento que divulga também as nossas paisagens e os nossos costumes”, referiu, afirmando que “o sucesso de cada um contribui para o todo da marca Bairrada”, uma região que garante “contribuir para a riqueza do país”.

O “Aqui na Bairrada” manteve o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por provas de vinhos comentadas. A organização do evento esteve cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/