Nos próximos dias 14 e 15 de setembro tem lugar na Bairrada o “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear 2019” (ANB), a maior mostra de espumantes, vinhos e sabores da região. Pelo cariz do evento, o mesmo envolve um elevado de “fluxo” de vidro – garrafas – e outros resíduos. A pensar nisso, a organização do ANB – a cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia – estabeleceu uma parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., entidade que dota os eventos de ferramentas para que sejam EcoEventos.

O “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear 2019” acaba de receber o selo de EcoEvento, classificação associada à redução do impacto ambiental, posta em prática através da gestão adequada de quaisquer resíduos. Terminado o evento é efectuada a recolha dos resíduos que são, a posteriori, quantificados, triados e enviados para reciclagem pela ERSUC. O desempenho inerente à preocupação ambiental resulta na remuneração efectuada em função da quantidade recolhida, montante esse que reverte para uma instituição de solidariedade social. Este gesto confere a responsabilidade social a que se comprometeu a organização do ANB.

Por esta via, a ERSUC assume a formação das equipas de limpeza e a sensibilização dos participantes (expositores e visitantes), no sentido de alertar para a necessidade da separação dos resíduos. Para o efeito, são disponibilizados sacos coloridos para proceder à recolha dos recicláveis, bem como meios didáticos relacionados com a correcta gestão de resíduos. Por sua vez, a organização do “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear 2019” (ANB) compromete-se a criar e implementar, no local, um sistema de recolha selectiva para depositar os resíduos.

 

A primeira edição do “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”

A primeira edição do  “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear” vai ter lugar no sábado e domingo, das 15h às 21 horas, no Pavilhão de Desportos de Anadia. A entrada do evento é livre, mas quem quiser provar os cerca de trezentos néctares dos trinta e dois produtores presentes terá que adquirir o copo oficial da Bairrada – já a “envergar” a nova identidade da região –, que tem um custo de três euros. No que toca aos sabores, são doze os expositores.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou os produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos – todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico –, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino. No âmbito do evento, a CVB promove o “Concurso de Espumantes e Vinhos Bairrada 2019”, que vai ter lugar na manhã de sexta-feira e cujos prémios vão ser anunciados no sábado, às 16h 30m, em pleno ANB 2019.

O ANB mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por provas de vinhos comentadas: no Sábado, com brancos e tintos sob o mote “Bairrada: 40 anos de demarcação” e, no domingo, espumantes em “Bairrada: mais de um século de tradição”. Ambas são orientadas pelo conceituado crítico de vinhos Luís Ramos Lopes, grande conhecedor da região e dos seus vinhos. Têm lugar às 18 horas, no Museu do Vinho Bairrada. Custam vinte e cinco euros cada e são de inscrição obrigatória, feita através dos contactos aquinabairrada@rotadabairrada.pt; 231 503 105; 924 405 154.

A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia. É certo e sabido que o destaque maior vai para o “Leitão assado à moda da Bairrada”, que tem sempre um toque especial quando acompanhado com o pão da Mealhada. “The last but not the least”, é de convir salientar a riquíssima doçaria regional.

Recorde-se que este evento começou em 2013 e foi até 2016 como “Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada”; em 2017 ganhou o nome de “Bairrada Vinho & Sabores” e passou a ser bienal, sendo que em anos pares, com estreia em 2018, os vinhos e sabores da Bairrada viajam até Lisboa e Porto. A partir deste ano, 2019, assume o nome “Aqui na Bairrada – Beber e Saborear”. A organização está cargo da Comissão Vitivinícola da Bairrada, da Rota da Bairrada e do Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal e do Instituto da Vinha e do Vinho.