O Jardim Municipal da Mealhada recebe a terceira edição do MeaJazz, um evento promovido pela Autarquia, que se realiza nas noites de 6 e 7 de setembro e que é de entradas gratuitas. No primeiro dia, e antes dos espetáculos musicais, o centro da cidade transforma-se no palco principal do “MeaJazz Run”, uma caminhada / corrida que se realiza pela primeira vez e que contará com meio milhar de participantes.

Serão seis grupos, oriundos de Portugal, mas também do Brasil, que abrilhantarão as noites de sexta-feira e sábado na Mealhada. António Silva Quartet; Inevitável com Gileno Santana e Henrique Neto (Brasil); e Jogo de Damas Quartet a 6 de setembro; e Inês Pimenta Quintet, Marcio Dhiniz Quartet (Brasil) e Dixie Gringos Jazz Band no dia 7 trarão sonoriedades do jazz, do mais clássico ao jazz de fusão e dixie.

Inserido no programa “Verão é na Mealhada”, o MeaJazz “surge da tentativa de diversificação da oferta cultural na cidade e na região”. O festival, que conta com o apoio do restaurante “Rei dos Leitões”, tem como produções artística e técnica a Associação Cultural Motivos Alternativos e a Associação Escolíadas, respetivamente.

A grande novidade, este ano, é uma ação desportiva, intitulada de “MeaJazz Run”, que tem já meio milhar de inscrições. A atividade começa pelas 19 horas desta sexta-feira, com a abertura do secretariado junto ao edíficio da Câmara Municipal da Mealhada.

Ao longo de seis quilómetros e meio serão percorridas diversas artérias da cidade mealhadense: Ruas Visconde Valdoeiro, Dr. José Cerveira Lebre, Mouro, Professor Armindo Pêga, Dr. Costa Simões e Padre António Nunes Breda; Avenida 25 de Abril; Urbanização do Choupal; Ruas das Oliveiras e José Branquinho de Carvalho; e Avenida Dr. Manuel Louzada.

Devido ao trânsito condicionado neste dia, a Autarquia aconselha os automobilistas a deixarem as suas viaturas no parque de estacionamento da zona desportiva, junto ao Pavilhão e Piscinas da Mealhada.

O aquecimento dos participantes acontece pelas 20 horas, com a partida da corrida marcada para as 20h 30m e a da caminhada às 20h 45m. A entrega de prémios acontece pelas 21h 15m, seguindo-se a primeira noite de festival de jazz.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagem com Direitos Reservados