O Município de Anadia vai apresentar uma candidatura ao “Programa Europa para os Cidadãos – Geminação de Cidades”, com o intuito de realizar um Encontro com as cidades europeias, Saint-Même-les-Carrières e La Chaize-le-Vicomte (França) e Jürmala (Letónia), com quem o concelho tem geminações.

O Encontro pretende reunir, em Anadia, as três geminações europeias, para que possam ser partilhadas experiências, culturas, tradições, bem como dar a conhecer projetos que tenham sido bem-sucedidos nas diferentes cidades geminadas.

O evento irá acontecer no decorrer da 17.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, em junho de 2020, onde cada cidade geminada terá um espaço próprio (stand) para dar a conhecer as suas especificidades ao público em geral.

De acordo com a candidatura serão abordados três temas que têm pontos comuns com Anadia, designadamente “Termalismo” (Jürmala), “Saúde e Bem-Estar” (La Chaize-le-Vicomte) e “Vitivinicultura” (Saint-Même-les-Carrières).

Da parte do Município de Anadia, promotor da candidatura, está a ser elaborado um vasto conjunto de iniciativas, nomeadamente a realização de conferências e seminários onde serão desenvolvidos cada um destes temas, a promoção de encontros com empresários e empreendedores, bem como um roteiro de visitas culturais e turísticas a fim de promover o concelho e toda a região envolvente. O objetivo é que se crie uma rede que aproxime as quatro cidades.

Este projeto irá centrar-se genericamente no intercâmbio de cultura e tradições, nas relações de fluxos migratórios, no combate ao euroceticismo e na promoção da participação democrática e cívica. O objetivo é que contribua para a compreensão pelos cidadãos da União Europeia, da sua história e diversidade, bem como para a promoção da cidadania europeia.

 

Fonte: Município de Anadia