A noite de hoje será de Arraial de Verão no Mercado do Luso. Uma noite em que a organização promete “boa disposição, convívio e petiscos tradicionais e onde não faltará, claro, o caldo verde”. Para além disso, haverá artesanato e insufláveis para os mais novos, numa festa onde a música ficará a cargo do Grupo de Cantares “Chá de Sexta”, de Talhadas (Sever do Vouga).

“As Noites do Mercado são já um ícone do Verão no Luso”, explica em comunicado a organização responsável pela animação na vila termal de julho a setembro, a AquaCristalina, acrescentando que “são festas temáticas que acontecem no espaço do Mercado do Luso com espetáculos, tasquinha de petiscos e animação infantil que pretendem tirar partido daquele espaço, proporcionando noites agradáveis para toda a família e um ambiente acolhedor e convidativo para os turistas que nos visitam”.

E o chamado Arraial de Verão acontece sempre na véspera do feriado de 15 de agosto e pretende “recordar os arraias que antigamente ali se realizavam”. “Não falta a verdadeira música tradicional portuguesa, aquela que os antigos dançavam e que, por representar tão autenticamente as nossas origens, mais cativa os turistas estrangeiros que nesta altura por cá passam”, afiança a organização.

O evento começa às 19 horas, no Mercado do Luso, e os visitantes podem contar com uma feira de artesanato, uma tasquinha e um bar e ainda animação infantil com insufláveis.

A música tradicional estará a cargo do “Chá de Sexta”, Cantares de Talhadas, de Sever do Vouga, que tiveram início à capela, optando depois por integrar os instrumentos musicais, concertina, acordeão, ferrinhos, pandeireta, viola, bombo e cavaquinho.

Amanhã, feriado nacional, a Alameda do Casino no Luso voltará também a receber a Feira do Pão e do Mel, trazendo, pelas 16 horas, a música tradicional dos Rústica. Antes da hora do almoço, a Fonte de São João convida a mais uma “Manhã Ativa” e, logo a seguir, pelas 12 horas, há ainda tempo para “Histórias d’Encantar” que pretendem “fazer as crianças entrar na história e trabalhar a imaginação, partilhando a magia dos livros e os valores neles presentes”.

Na sexta-feira, a vila do Luso recebe, pelas 21h 45m, Mariela Tuba & Clown; no sábado, pelas 18 horas, decorre uma visita intitulada “Histórias com Água” pela Living Place e, à noite, “O XÚ” por Rui Oliveira e Bitocas Fernandes, vêm à Fonte de São João.

No domingo, 18 de agosto, a partir das 17 horas, decorrerá uma “Sunset Party”, no Parque do Lago do Luso, com música ao vivo, “disc-jockeys”, “street food” e diversões para os mais pequenos.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados