Cerca de  duas dezena de técnicos da Rede de Bibliotecas da Mealhada visitaram o Arquivo Nacional Torre do Tombo e a Fundação José Saramago, onde puderam contactar com realidades ligadas à sua atividade profissional.

A visita, decidida em sede de Plano de Atividades da Rede de Bibliotecas, teve como objetivo motivar os técnicos das sete bibliotecas escolares, da Biblioteca Municipal da Mealhada (incluindo o serviço móvel Bibliomealhada) e do Arquivo Municipal da Mealhada.

A manhã foi passada no Arquivo Nacional Torre do Tombo, com a apresentação do edifício e explicação de determinados pormenores (gárgulas, dimensão métrica, posição, nome), e com a história do arquivo ao longo do tempo e a necessidade da construção do edifício atual. Foram ainda abordadas questões relacionadas com a sua utilidade, a recolha e tratamento documental e a documentação para consulta ao público. Depois de uma visita guiada à exposição no edifício “Pão,Carne e Água”, centrada na época medieval, foi apresentado o site com sugestões para eventuais trabalhos pedagógicos.

A tarde foi de visita à Fundação José Saramago, com apresentação da Fundação, explicação da sua finalidade e das regras impostas pelo escritor. José Saramago foi o foco da visita com exlicações sobre o seu percurso vida, bem com o da sua obra literária e com a visualização de um pequeno documentário, na primeira pessoa, filmado durante os últimos anos da vida do escritor.

 

Fonte: Município da Mealhada