É na freguesia da Vacariça que se situa o Parque de Merendas dos Moinhos do Lograssol, um espaço muito apreciado pela população de todo o concelho mealhadense, mas também de vários pontos do país. “Ainda no fim de semana passado, tivemos lá equipas de futsal de Alenquer”, regozija-se Ricardo Ferreira, presidente da Junta da Vacariça.

Para além de parque de merendas, com churrasqueira e mesas, o local conta com um parque infantil e um bar, que está aberto praticamente todos os dias. “No concelho da Mealhada não há outro lugar tão aprazível e seguro como aquele”, garante o autarca.

Com sombras privilegiadas não é de estranhar que o Parque seja procurado por instituições de ensino de todo o concelho, diversas vezes por ano. Desta forma, o local tem atividade, praticamente, todos os dias, como foi o caso, recentemente, em que a criançada de um Jardim de Infância da Mealhada “por ali brincou durante toda a tarde”.

O Parque, e uma Rota dos Moinhos realizada recentemente numa iniciativa camarária, foram o ponto de partida para que Ricardo Ferreira queira eternizar esse caminho. “Seria uma rota desde o Lograssol, passando pela Vacariça, Quinta do Vale e Quinta do Valongo, terminando em Santa Cristina, com abastecimento, pelo meio, na Fonte do Mouro”, explica o presidente da Junta, relembrando que no passeio, realizado há poucos meses, “a experiência foi muito boa e contou com cerca de setenta participantes”.

De investimento, garante o autarca, será apenas “o de levantamento do percurso e o referente às marcações”.

 

Texto de MSL

Imagem com Direitos Reservados