A Festa de Santa Marinha, na Pampilhosa, está a cargo este ano, dos Escuteiros da referida freguesia. O programa festivo começa já esta quinta-feira, dia 18 de julho, e só termina no próximo domingo, com a promessa de muita animação nos quatro dias festivos, onde o cunho ecológico em nada ficou esquecido. As entradas são gratuitas.

“Uma festa simples, alegre, ecológica e para todos!”. É este o slogan da Festa de Santa Marinha em 2019 que, este ano, conta com a mordomia dos Escuteiros da Pampilhosa que assumem “que é na simplicidade que reside a essência e o mais importante é a alegria que possamos todos viver como comunidade que se une e festeja a padroeira”.

O agrupamento teve uma preocupação acrescida com as questões ambientais, estando previstas um conjunto de medidas, tais como, a abolição dos enfeites de plástico e a redução, “ao máximo”, dos adereços em papel (apenas será enfeitado o largo da festa e o adro da Igreja). Por outro lado, não existirão os tradicionais foguetes e haverá a possibilidade de aquisição de uma caneca com o objectivo de ser reutilizada durante todos os dias dos festejos.

“Os copos de plástico continuarão a ser possíveis, mas serão depositados em ecopontos e futuramente encaminhados para a reciclagem”, garante, em comunicado, Filipa Craveira, secretária de Agrupamento, garantindo que depois da época festiva “serão plantadas árvores no Campo Escutista da Vera Cruz como forma de minimizar o impacto ecológico negativo” decorrentes do evento em 2019.

O programa começa já esta quinta-feira, 18 de julho, Dia de Santa Marinha, pelas 19 horas com a Celebração da Palavra em Honra de Santa Marinha na Igreja Paroquial. Uma hora mais tarde no Adro da Igreja decorrerá uma Febrada Popular, com febras e pão gratuito, onde apenas serão cobradas as bebidas.

Na sexta-feira, no Largo Covas da Baganha, o baile está a cargo do grupo AVR, a partir das 22 horas, e, pela noite dentro, com o “disc-jockey” Kiko F. No dia seguinte, 20 de julho, a chegada dos Gaiteiros Caçarrabos acontece pelas 9 horas. Mais tarde, pelas 18 horas, decorrerá uma mega aula de zumba e de yoga com “angariação de alimentos para cães e gatos que serão entregues à associação ViraLata ViraAmor”. A animação noturna acontece com a Banda 4U e o “disc-jockey” Braúlio.

No última dia de festividade, no domingo, pelas 10h 15m, na sede do Agrupamento de Escuteiros, dar-se-á o hastear da Bandeira, seguindo-se uma arruada com a Filarmónica Pampilhosense que completou, recentemente, noventa e nove anos. Pelas 16 horas dá-se a Solene Eucaristia e a procissão com o acompanhamento da Filarmónica Pampilhosense.

Pelas 18h 30m, haverá um “sunset” com festa da espuma cuja animação estará a cargo do pampilhosense Dj PM. Os festejos terminam com um baile com os HM DUO.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados