A Associação dos Amigos de Amoreira da Gândara é uma associação Cultural, Recreativa e Desportiva que foi criada a 8 de fevereiro de 1996.

Os novos corpos eleitos a 25 de maio de 2019, têm como Principais objetivos: rejuvenescer, dinamizar, ampliar e tornar a Associação AMIGA mais inclusiva.

Nesse sentido, e num muito curto espaço de tempo, várias têm sido as iniciativas protagonizadas por esta nova direção.

Iniciativas várias, passando inclusivamente pelo convite às Associações e Instituição de Amoreira da Gândara para a organização conjunta de eventos que visem a União e a entreajuda das Associações da comunidade Amoreirense. Iniciativas essas a realizar brevemente.

A força e o querer são qualidades do ser humano que, muitas vezes contra tudo e contra todos, luta para superar as dificuldades e os obstáculos com que se depara na prossecução dos seus objetivos.

Todas as vidas, estão repletas de exemplos, de que sozinhos e ou associados, tentamos dia a dia conseguir pequenas grandes vitórias, que nos animam na constante luta de viver. E sobretudo, na luta por melhor qualidade de vida.

Talvez hoje, mais do que nunca, seremos capazes de compreender a necessidade de caminharmos juntos, tais os apelos e as necessidades do nosso mundo. Contudo, sem nunca esquecer e guardar o devido respeito, quer pela cultura, quer pela história de cada uma das Comunidades. E nós faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para defender e valorizar a nossa história, vivências e cultura.

Nós AMIGA, como qualquer outra associação, contemplamos nos seus estatutos direitos e deveres para os seus sócios. Felizmente o movimento associativo está bem vivo e se recomenda. Tal como nós, as associações culturais, recreativas, desportivas… e tantas outras de outro teor são uma realidade constante em cada terra do nosso concelho e do nosso país. E como tudo na vida, umas nascem e outras desaparecem. Mas todas elas revelam o desejo profundo de que a vida não acabe, e, o quanto é bom viver em sociedade livre e igualitária.

Partimos do princípio de que o associativismo é um trabalho voluntário, e vemos neste modo de vida um exemplo concreto de participação cívica e do exercício de cidadania de todos os que abnegadamente servem as suas associações.

É neste contexto e nosso propósito de existência, que não poderíamos deixar de aceitar o convite do Club de Ancas para participar no Evento FOLK ANCAS – Anadia. Em primeiro lugar, pelo reconhecimento do importantíssimo papel do Club de Ancas no exercício das suas atividades enquanto IPSS; e em segundo lugar, pelo reconhecimento da grande qualidade do Evento FOLK ANCAS – Anadia. Evento, ao qual abrimos de imediato as nossas portas, para a partilha de conhecimentos, trazendo outras culturas, outras formas de cultura e novas vivências à nossa aldeia e às nossas gentes.

Iremos sempre promover e valorizar as várias formas de expressão cultural, recreativa e desportiva, bem como desenvolver atividades que contribuam, no âmbito da nossa também responsabilidade social, para a sensibilização de boas práticas que visem a economia sustentada para a melhoria da qualidade de vida da população e gerações vindouras.

A AMIGA, é assim uma Associação que na sua atuação, privilegiará uma visão do FUTURO, exclusivamente condicionada pelos princípios orientadores estabelecidos nos seus Estatutos. E livre de se associar a toda e qualquer iniciativa, dentro ou fora do seu concelho, distrito ou país.

Faremos, em conjunto com a nossa comunidade de Amoreira da Gândara, este caminho, sem medo do que é novo, e cheio de luta, mas sobretudo com muita esperança e respeito pelo associativismo.

 

A Amiga

Imagem com Direitos Reservados

 

 

PROGRAMA

Dia 9 de julho, terça-feira

22 horas – Cinema na Eira – Pelos Trilhos do Andarilho, de Rodrigo Lacerda, GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra PT, 2011, 60 min |

Parque da AMIGA – Amoreira da Gândara

 

Dia 13 de julho, sábado

18 horas – Música Sénior do Club Sénior | Parque da AMIGA – Amoreira da Gândara

19 horas – Grupo de dança turco Beylikdüzü Belediyesi Kültür İşleri Müdürlüğü |

Parque da AMIGA – Amoreira da Gândara