O secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, inaugurou a edição de 2019 da EXPOBAIRRADA, em Oliveira do Bairro.

Na sessão de abertura, o governante congratulou Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pela organização do certame, “que afirma o território e o concelho”, felicitando ainda a preocupação em “associar a área ambiental a esta iniciativa”. Sobre o concelho bairradino, João Ataíde caracterizou-o como tendo “uma dinâmica muito forte, que pontua não só na região de Aveiro mas também toda a região Centro”, destacando ainda a decisão da autarquia de apostar na expansão dos parques industriais.

Por seu lado, Duarte Novo apresentou a feira, manifestando a sua “satisfação” por estarem presentes “a maioria das empresas mais representativas do concelho”. De acordo com o autarca, o objetivo que norteou a organização da EXPOBAIRRADA, nos últimos dois anos, não é que esta seja apenas “mais uma feira, mas sim um espaço agregador de novas dinâmicas e emoções, promotor do tecido económico, da gastronomia e produtos endógenos, e, nessa medida, um importante fator de atração turística, catalisador de negócios e da economia do Concelho e da Região”.

Assim, até ao passado domingo, dia 7 de julho, o Espaço Inovação deu a conhecer o que de melhor se faz no “Coração da Bairrada”, a nível industrial, comercial e agrícola, assim como também as principais atrações gastronómicas locais, contando com cento e cinquenta expositores, catorze restaurantes, quatro bares e três palcos, por onde ainda passaram grandes nomes do panorama musical português, para além de vários DJ’s e bandas locais.

Pelo palco principal da EXPOBAIRRADA atuaram Agir, ProfJam, Carolina Deslandes, Rui Veloso, Ana Moura e Quinta do Bill com a União Filarmónica do Troviscal.

Recorde-se que, depois da nova dinâmica implementada no ano passado pelo Município de Oliveira do Bairro, a edição de 2019 da EXPOBAIRRADA mantém a aposta na componente empresarial do concelho e na vertente ambiental, ao nível da sustentabilidade do próprio evento, com melhorias ao nível da distribuição e localização dos vários espaços de exposição, restauração e recreio.

A nova assinatura do Município, “No Coração da Bairrada”, assume agora protagonismo no certame que assume o património do concelho e da região, como a indústria cerâmica, a agricultura, a enologia e a gastronomia, regressando às origens e tradições da região, quer económicas, quer culturais e etnográficas.

 

Galeria de fotografias de Ana Carvalho em https://www.facebook.com/bairradainformacao/