A Câmara Municipal de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo vão inaugurar, na manhã da próxima quinta-feira, 4 de julho, as novas pistas olímpicas de BMX (junto ao Velódromo Nacional em Sangalhos) e de BTT-XCO (nas antigas instalações do Parque de Campismo da Curia), que vêm complementar a oferta do Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR-Anadia). Além das pistas, será inaugurado o Centro de Avaliação e Controlo de Treino de ciclismo. Esta oferta vem reforçar a candidatura do CAR-Anadia a Centro Satélite do Centro Mundial de Ciclismo.

A cerimónia da próxima quinta-feira contará com a presença do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e do presidente da União Ciclista Internacional, David Lappartient.

 

O BMX e o XCO são duas vertentes do ciclismo que se encontram em franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obtiveram o estatuto de modalidade olímpica, daí que estas duas infraestruturas se revistam de grande interesse nacional, potenciando, de forma decisiva, o desenvolvimento e a promoção do BMX e XCO em Portugal.

As duas pistas foram construídas de acordo com as normas constantes no Guia Técnico da União Ciclista Internacional (UCI), reforçando assim a candidatura do Centro de Alto Rendimento de Anadia – Sangalhos a centro satélite do Centro Mundial de Ciclismo da UCI.

O Centro de Controlo e Avaliação de Treino está integrado no edifício que serve de base às rampas, construído na Pista de BMX, em Sangalhos, como complemento às atividades já desenvolvidas neste equipamento, sendo composto por um hall, instalações sanitárias, uma sala de formação e um espaço amplo destinado a sala de Avaliação e Controlo e Laboratório | Gabinete.

A entrada em funcionamento destes equipamentos vai colocar Portugal e o concelho de Anadia na rota dos melhores corredores e seleções, reforçando assim a afirmação de Anadia como Município do Desporto, uma vez que, um dos propósitos fundamentais do atual executivo camarário é fomentar a prática desportiva.

 

Fonte: Município de Anadia