A infertilidade é um problema de saúde que se converte em graves dificuldades emocionais e sociais para os casais que tentam engravidar sem sucesso durante vários meses e anos.

Nos dias de hoje é muito frequente o recurso a técnicas de fertilização artificiais a fim de apoiar a concepção de um filho que é tão desejado. A crescente dificuldade em engravidar prende-se com vários factores:

  • Idade da mulher: a maternidade é deixada para cada vez mais tarde, por vários motivos pessoais ou profissionais
  • Toma prolongada de contraceptivos orais
  • Alimentação e enquadramento ambiental cada vez menos saudáveis do homem e da mulher
  • Exposição a factores de stress diários também de ambos

Perante os vários factores que podem promover uma baixa fertilidade, é muitas vezes necessário recorrer a métodos como a fertilização in vitro, por exemplo.

Na Medicina Tradicional Chinesa, a infertilidade é vista como um défice do chamado Jing sexual (a energia necessária à concepção). Esta condição é determinada por alterações energéticas referentes essencialmente à energia do Rim, Fígado e Baço que afectam o Shen (emoções).

Fisiologicamente explica-se esta forma diagnóstica por alterações psicofisiológicas que condicionam o sistema hormonal e vascular do aparelho reprodutor feminino e masculino.

Assim, o estímulo da acupunctura nos pontos devidamente seleccionados para cada caso, vai provocar as seguintes alterações no(a) paciente:

  • Regularização do sistema hormonal e consequentemente do ciclo menstrual com produção de mais folículos e ovócitos de qualidade na mulher
  • Aumento da vascularização do útero, melhorando a espessura do endométrio e redução de contracções evitando aborto espontâneo
  • Redução de stress dos pacientes
  • Estímulo da espermatogénese (produção de espermatozóides em quantidade e qualidade ideais) no homem

A Medicina Chinesa é aplicada na fertilidade como método exclusivo ou de apoio à fertilização in vitro, aumentando bastante a taxa de sucesso destes tratamentos.

Não se esqueça: procure sempre um profissional qualificado!

 

Paula Gradim

Especialista de Medicina Chinesa

Cédula Profissional: C-006403