A Mata Nacional do Bussaco prepara-se para receber nas tardes deste fim-de-semana, dias 29 e 30 de junho, o festival infantil Catrapim. Um evento, com diversas atividades, que sensibiliza para a sustentabilidade ambiental e que terá como cabeças de cartaz os famosos “Avô Cantigas” e “Sónia (Araújo) e as Profissões”. As entradas são gratuitas, com excepção para a entrada de viaturas, podendo os participantes usufruir de autocarros do Catrapim, que passam, em diversos momentos, pelo parque junto ao monumento do Obelisco em direcção ao epicentro do festival. A inauguração acontece às 18 horas de sábado e conta com a presença dos músicos da mítica banda portuguesa Xutos & Pontapés.

Espetáculos de teatro, magia, malabarismo, pinturas faciais, música, marionetas, “showcooking”, jogos e muita animação fazem parte desta terceira edição do festival infantil Catrapim, cujas atividades se “espalham” por oito palcos na Mata do Bussaco, das 14h 30m às 19 horas de sábado e domingo. Em 2019, o tema é a “Floresta Feliz” e conta com o apoio da empresa “The Navigator Company”.

Para além dos espetáculos do Avô Cantigas, dia 29 de junho (sábado), às 18h 30m, e, no dia seguinte, à mesma hora, de Sónia e as Profissões (protagonizado por Sónia Araújo, a conhecida apresentadora do programa da manhã da RTP1), o cartaz do Catrapim contará também, em ambos os dias, durante toda a tarde, com a presença dos “Irmãos Esferovite”, uma aventura musical e circense de uma banda de quatro palhaços que contam histórias disparatadas sobre o quotidiano, oferecendo sonhos em troca de sorrisos.

Junto aos jardins do Palácio do Bussaco, o palco é destinado à Cinderela e ao Pinóquio, que irão mostrar os seus dotes para a música, cantando as mais belas canções do imaginário infantil. A companhia de teatro Mandrágora irá apresentar um espetáculo de marionetas e o Zé Mágico deixará, com os seus truques, crianças e adultos boquiabertos e “com a cabeça a andar à roda”.

Nas Portas de Coimbra, um dos locais mais mágicos e emblemáticos da Mata Nacional, situada no concelho da Mealhada, o escritor e animador infantil André Madaleno irá contar histórias e estórias aos mais pequenos, num jeito muito peculiar que o tem tornado famoso entre as crianças. Ali, as crianças poderão também participar num “showcooking” a cargo dos professores do curso de cozinha da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, e da doceira “Tia Lídia”.

No mesmo local, os visitantes de “palmo e meio” serão abrilhantados com a companhia Trincheira Teatro, “que irá apresentar uma peça em que a figura principal será Rafa, uma criança da cidade, que encontra uma folha de jornal amassada no chão que lhe revela que o último marco de correio vai deixar de existir”.

As crianças poderão levantar um passaporte, no balcão de informações do evento, e se chegar ao final da tarde com o documento todo carimbado (sinal de que participou em vários jogos), terá direito a um brinde “The Navigator Company”.

O festival Catrapim, que recentemente venceu “Quem faz bem – Donativo Participativo Santander 2019”, terá também uma pequena feirinha/mercado com produtos regionais.

 

“Dá a mão à floresta” será uma das grandes atrações

Nas Portas de Coimbra ficará o grande espaço “The Navigator Company”, denominado “Dá a mão à floresta”, que será uma das principais novidades/atrações desta terceira edição.

Ali serão apresentados uma série de jogos e entretenimentos, já testados com enorme êxito noutros eventos em território nacional, que passam pela Moldura da Floresta, Árvore de Diversões (onde cada folha é uma diversão para desenhar ou colorir), Nutre a Árvore (jogo onde cada criança atira três arcos de forma a colocá-los à volta da árvore, que representam as necessidades básicas das plantas: terra, água e sol), Corrida da Floresta (corrida de estafetas na qual as crianças podem participar com outros meninos ou com os pais), Ramos Perdidos (jogo inspirado no tradicional Mikado, com paus gigantes a simbolizar ramos de árvore) e ainda a Roda da Sorte.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de José Moura referentes à edição de 2018