As Marchas Populares estão de regresso na próxima sexta-feira, 28 de junho, desta vez em Cantanhede, com o tradicional e sempre muito concorrido desfile em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade. Organizado pelo Município de Cantanhede, o evento conta com a participação de seiscentos e setenta e um marchantes organizados em grupos temáticos, designadamente Cantanhede Cidade Jardim (Cantanhede), O Azeite (Portunhos), O Relógio (Arrôtas), Phylarmonica Ançanense – 140 Anos a Marchar e Encantar (Ançã), As Lavadeiras (Tocha), Os Carteiros (Febres), O Circo (Fontinha), A Vinha e o Vinho (Murtede), Vilamar em Flor (Vilamar) e ainda Os Pintores da Gira Sol (Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres), que abrirão as apresentações.

Com início marcado para as 21h30, no Mercado Municipal, o cortejo percorrerá um itinerário com passagem pela Rua dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Largo Pedro Teixeira, Rua dos Namorados, Largo D. João Crisóstomo Amorim Pessoa (Largo do Agueiro), Rua Marquês de Marialva e Praça Marquês de Marialva. Tal como em edições anteriores, os locais de exibição vão ser o Largo D. João Crisóstomo Amorim Pessoa (Largo do Agueiro) e na Praça Marquês de Marialva.

Esta será uma excelente oportunidade para apreciar o colorido e o brio que cada uma das 10 marchas do concelho traz às ruas de Cantanhede na presente edição, fruto do labor coletivo de gente de todas as idades empenhadas em celebrar da forma mais briosa possível os Santos Populares. A tradição assinala também o início do período estival, dando expressão à vitalidade das comunidades locais que se organizam para partilhar uma experiência feita de alegria contagiante, trajes garridos e vistosos, canções vibrantes e um bairrismo salutar.

A União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça associa-se a esta iniciativa na sua programação do Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato, evento que encerra a Semana Cultural que decorre até domingo, 30 de junho.

 

Fonte: Município de Cantanhede