Começa amanhã, sexta-feira, dia 7 de junho, a FESTAME – Feira do Município da Mealhada, um dos certames da região com entradas gratuitas desde a sua criação. Este ano, o evento, que se realiza na zona desportiva da cidade, tem uma “nova cara”, sendo a maior aposta a da mudança das tradicionais oito tasquinhas gastronómicas para a zona do palco secundário, numa tentativa de criar afluência de pessoas em todos os espaços da mostra que só termina no dia 16.

“A FESTAME manterá a matriz de gratuitidade e, para a realização desta edição, a autarquia conta com o apoio de marcas locais e nacionais”, revela Rui Marqueiro, presidente da autarquia mealhadense, destacando um cartaz que junta nos dois palcos do certame atracções nacionais e estrangeiras, nomeadamente, HMB, Piruka, Jimmy P., Miguel Araújo, Toy, Os Azeitonas, Anjos e José Cid e os DJ’s Olga Ryazanova, António Machado, Damn Sisters, PSI, Lu Iglésias, Nuno Piolho, Lady Van, João Maçãs, Nuka, Silva, Mister Mix, Ruben Pereira, RHeitor, Braulio, David Silva e o grupo de dança Khaos Crew.

A edição deste ano do certame conta com “mudanças significativas ao nível do ‘layout’ do certame, nomeadamente no que se refere à zona das tasquinhas, uma das mais concorridas”. Esta área ficará, em 2019, situada numa tenda comum, junto à Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) e as oito instituições, que exploram as tasquinhas, terão a responsabilidade de apresentar ali as suas melhores iguarias. A área será animada pelo Palco Bongás, que, nesta edição, fica integrado na própria tenda, com uma programação mais ligeira para acompanhamento das centenas de refeições que ali se fazem diariamente.

Com um cartaz internacional, principalmente no que se refere a “disc-jockey’s”, Rui Marqueiro defende que “é um programa para todos os gostos, com artistas dos mais variados tipos”, enfatizando o facto de as entradas serem totalmente gratuitas.

O autarca estima que o investimento na FESTAME ronde, este ano, valores entre os duzentos e cinquenta e os trezentos mil euros. “Há tendência a ser um custo criticado, mas no meu entender há custos que são investimentos”, referiu o edil, garantindo que “quem vem cá e sai satisfeito, não esquece!” e ser este um evento “importante para a economia da Mealhada”.

Outra das novidades do certame é um parque temático infantil, montado no jardim das Piscinas, onde estarão insufláveis, karts didácticos, cama elástica, carrossel e motos eléctricas.

Com cerca de centena e meia de expositores, o presidente da Câmara da Mealhada afiança que a “lista de inscritos era muito grande” e que o espaço desportivo, onde se realiza o certame, “é limitado”, não se podendo reinventar muito mais.

“A FESTAME hoje está abaixo da dimensão que merece”, disse em abril passado, aquando da apresentação do evento, explicando que a aquisição da Quinta do Murtal poderá ajudar “a tornar esta festa maior, se houver ambição deste Município em fazê-lo”. Uma posição, aliás, que o autarca tem vindo a manifestar desde que tomou posse na autarquia em 2013.

 

IPSS, associações, clubes, escuteiros e bombeiros “exploram” Tasquinhas

Um dos espaços mais concorridos do certame é o das oito tasquinhas gastronómicas que, este ano, têm o complemento de estarem inseridas junto ao palco secundário Bongás, que terá uma programação adequada aquela zona muito procurada nas horas de jantar. Cada tasquinha é explorada por uma instituição / entidade em representação de cada freguesia do concelho da Mealhada. “Significa que cada vez que lá comemos estamos a contribuir para o esforço de uma IPSS, associação, clube ou para uma corporação de Bombeiros”, apela Rui Marqueiro.

Assim, no referido espaço estarão o Atlético Clube do Luso, Casa do Povo da Vacariça, Agrupamento de Escuteiros 910 de Casal Comba, Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel (Barcouço), Associação Desportiva e Cultural dos Pescadores da Pampilhosa, Centro Recreativo de Antes, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Imagens com Direitos Reservados