As Piscinas Municipais de Anadia, localizadas no Complexo Desportivo da cidade, vão reabrir no próximo dia 1 de junho, após um período de obras de requalificação profundas, que orçaram em cerca de um milhão de euros.

A cerimónia de reabertura está agendada para as 11 horas, seguindo-se uma visita às instalações. Da parte da tarde, das 14h às 18h 30m, estão previstas várias atividades no âmbito das comemorações do Dia da Criança, nomeadamente insufláveis aquáticos, animação com DJ, “Piratas & Pinguins” e “Aqua Kids” (coreografias em meio aquático).

A obra de requalificação teve como objetivo dotar o edifício de novas soluções sustentáveis, que possibilitem uma redução substancial dos custos fixos de operacionalidade e a maximização de conforto e de funcionalidades no dia-a-dia das instalações.

As Piscinas Municipais, inauguradas em 2002 e ampliadas em 2008, apresentavam alguns sinais visíveis de deterioração, resultado direto do peso dos anos decorridos e da sua utilização intensiva. Assim, para além da resolução de aspetos relacionados com a eficiência energética, a intervenção contemplou a construção de um novo balneário e a remodelação total dos restantes, ditadas pela grande afluência de utentes a esta infraestrutura desportiva.

Até ao encerramento para obras de requalificação, as Piscinas Municipais de Anadia tinham mais de mil utentes inscritos nas suas diversas valências, nomeadamente natação, hidroginástica, fitness e spa (hidromassagem e sauna), acolhendo, ainda, as atividades de turmas do 9.º ao 12.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Anadia, e de alunos  da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada / Escola Profissional de Anadia.

As piscinas estão dotadas de três tanques, um desportivo, vocacionado para a prática da natação, e os restantes para aprendizagem e recreio, adequados para atividades formativas e propedêuticas.

 

Fonte: Município de Anadia