Colégio de Albergaria, Secundária da Mealhada e Agrupamento de Escolas de Mira foram os estabelecimentos de ensino mais pontuados.

 

Três dias, mais de 650 alunos, nove escolas e cerca de 1500 espectadores. Estes foram os números ‘escoliásticos’ do fim de semana que celebrou a 30.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza na sala maior do 23 milhas, em Ílhavo. Os jovens do ensino secundário e profissional voltaram-se a unir para celebrar os talentos escondidos que cada um tem e não cabem nas salas de aula.

Os jovens talentos revisitaram os “loucos anos 20” (Secundária de Oliveira do Bairro) e os “anos 80” (AE Mira); esmiuçaram uma cidade em construção (José Estêvão) e procuraram desumidificar a “Arte Urbana” (Mário Sacramento), andaram às voltas com a noção de “equilíbrio” (Gafanha da Nazaré), falaram com “Demónios” (Colégio de Calvão), expuseram a “manipulação” (Secundária de Vagos), apresentaram-nos os “imprevistos” (Secundária da Mealhada) e mostraram o “Vazio” (Colégio de Albergaria), em provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claques.

Os estabelecimentos de ensino mais pontuados foram o Colégio de Albergaria (230 pontos), a Secundária da Mealhada (215 pontos) e o Agrupamento de Escolas de Mira (213 pontos). As três escolas apuraram-se para a final do Polo III que acontece já no próximo domingo, pelas 17 horas, no Teatro Aveirense em Aveiro.

Antes da final do Polo III vão realizar-se, também no Teatro Aveirense, na sexta-feira, pelas 21h30, a final do Polo I com as escolas do distrito de Coimbra e no sábado, pelas 21h30, a final do Polo II, com as escolas do distrito de Viseu. Os vencedores de cada uma das finais vão volta a mostrar o seu talento na finalíssima do festival artístico, no dia 31 de maio, pelas 21h30, no Multiusos de Viseu.

 

 

Pontuações Finais

Colégio de Albergaria – 230 pontos;

Secundária da Mealhada – 215 pontos;

AE Mira – 213 pontos;

AE Vagos – 209 pontos;

AE José Estêvão – 209 pontos;

AE Gafanha da Nazaré – 202 pontos;

AE Dr. Mário Sacramento – 202 pontos;

Colégio de Calvão – 199 pontos;

Secundária de Oliveira do Bairro – 194 pontos

 

Fonte: Escolíadas – Associação Recreativa Cultural