Várias centenas de crianças do primeiro Ciclo das Escolas Básicas do concelho de Anadia participaram, no passado dia 17 de maio, no encerramento do projeto “A brincar também se aprende” que decorreu no Campo de Futebol 11, do Complexo Desportivo de Anadia.

Ao longo de todo o dia, as crianças tiveram a oportunidade de participar num conjunto de jogos lúdicos e tradicionais, desde os jogos da “Apanha”, do “Lenço”, passando pela “Muralha da China” e o “Gavião” até ao “Mata piolho”, num ambiente de grande festa e alegria.

De referir que o projeto “A brincar também se aprende” foi dinamizado, ao longo de todo o ano letivo, pelos técnicos do Município de Anadia que se deslocaram às escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho para, nos tempos de recreio, ensinarem aos alunos vários jogos tradicionais. Com esta iniciativa a autarquia procura fomentar um clima de convívio saudável e harmonioso entre as crianças, prevenindo, assim, situações potencialmente problemáticas, nomeadamente episódios de conflito e violência nos recreios.

No encerramento estiveram presentes o Diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia e a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, que deu as boas vindas aos alunos e sublinhou a importância deste projeto e das suas mais-valias no contexto educativo. “Que de facto estes jogos sirvam para os alunos reaprender a ‘brincar’ em grupo promovendo a socialização”, afirmou.

 

Fonte: Município de Anadia