Em 2019, o orçamento da Junta de Freguesia do Luso é de duzentos e vinte mil euros. Para além de vinte mil euros para o Museu Melo Pimenta (ver https://www.bairradainformacao.pt/2019/03/28/junta-do-luso-inaugura-museu-melo-pimenta-a-1-de-junho/), valor idêntico irá para a construção de mais sarcófagos no Cemitério do Luso. A autarquia continua também com a organização do Passeio Sénior e o apoio à Natalidade.

Claudemiro Semedo, presidente da Junta, explicou, ao «Bairrada Informação», que os quatro funcionários – uma na secretaria e três na rua – têm que fazer face a dez lugares, onde se inclui a vila do Luso. “Somos autênticos cantoneiros de ruas e valetas. Somos limitados pelas competências e pela verba que temos”, lamenta o autarca.

Para além da requalificação de pequenos espaços ajardinados, a Junta quer, este ano, proceder à colocação de mais floreiras na vila e apoiar as obras que vão sendo solicitadas pela freguesia, como por exemplo, “o alcatroamento na estrada de Carpinteiros e a que vai de Barrô para Grada, bem como o fecho de rede de saneamento em três ruas na vila”. “Vamos também ajudar a Associação do Salgueiral na construção de uma Sala Polivalente”, afiança Claudemiro Semedo.

Mas há ainda outros investimentos que a autarquia vai fazendo, anualmente, como é o caso do passeio sénior, destinado aos reformados. Este ano, a viagem tem destino a Alcobaça e realiza-se a 12 de maio. “Temos sempre cerca de trezentos inscritos”, explica Claudemiro Semedo sobre a iniciativa, implementada no seu primeiro mandato e cujo valor pago por participante é de apenas dez euros, para ajuda no almoço, sendo o restante suportado pela Junta.

“Apoiamos também a viagem de setenta e seis alunos do Centro Escolar do Luso ao Jardim Zoológico a Lisboa, no passado dia 29 de março, contribuindo com dez euros por criança”, acrescentou.

Outra das medidas que a Junta quer manter é a do Apoio à Natalidade, onde disponibilizam duzentos e cinquenta euros por cada nascimento. “Fomos pioneiros logo no primeiro ano do primeiro mandato”, enfatiza o presidente da Junta, garantindo que “em 2018, dez crianças beneficiaram deste apoio”. “Normalmente, os pais utilizam a verba para as vacinas e isso deixa-nos satisfeitos”, acrescenta.

Dos duzentos e vinte mil euros de orçamento para 2019, oitenta mil são provenientes da Sociedade da Água de Luso, por ser nesta freguesia que está a nascente do produto que a SAL comercializa. “Um valor entregue, anualmente, até 2032”, explica o presidente da Junta do Luso, que daqui retira montantes que distribui por associações e eventos da freguesia, como por exemplo, cinco mil para o Clube Desportivo do Luso, dez mil euros para a animação de Verão e três mil euros para o Atlético do Luso.

 

Mónica Sofia Lopes