Os vencedores do Concurso de Fotografia Lendas Adoçadas, promovido pelos alunos finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, receberam os prémios, ao final da tarde de ontem, 29 de janeiro, no restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada.

Inspirados pela recente distinção da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021, e partindo da riqueza do património da doçaria conventual da região, da qual não se pode dissociar o património e as narrativas que a envolvem, alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra meteram mãos à obra e organizaram um concurso, aberto a toda a comunidade, que obteve sete participantes. As apresentações dos doces, e respetivas lendas, foram, nos dois últimos meses de 2018, sendo publicadas no Facebook na página “Lendas Adoçadas”.

No final, registaram-se três vencedores e três segundos lugares divididos pelas seguintes categorias: votação do Júri constituído por Sónia Almeida, Miguel Midões, Marta Santos, Francisco Lima e Rita Gomes; votação na exposição ocorrida no Café de Santa Cruz, em Coimbra; e ainda votação online.

Ontem, receberam os respetivos prémios, Alfredo Mateus que captou o doce Crúzios e Helena Freitas que fotografou um Pastel de Tentúgal. Carlos Soares arrecadou três prémios, em duas categorias diferentes, com fotografias da Queijada de Pereira, do Pastel de Tentúgal e de um Crúzio. A Nevada de Penacova, fotografada por José Pinto, também arrecadou um prémio na categoria de júri, não tendo estado presente o seu autor, por motivos pessoais.

Os prémios foram entregues por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; Paula Silvestre, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; e Dora Caetano, da Escola de Hotelaria e Turismo do Centro.

No final coube às finalistas do curso de Turismo Cultural e do Património, Soraia Lourenço e Ana Maia, os respetivos agradecimentos, onde enalteceram ter sido esta “a sua última atividade, enquanto turma, antes de seguirem o caminho individual, na área do Turismo”.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Com galeria de fotografias, de JOSÉ MOURA, em https://www.facebook.com/bairradainformacao/