A reunião anual de Presidentes Mutualistas, que se realiza este sábado, dia 26 de janeiro, na Mealhada, vai juntar mais de meia centena de participantes da maioria das Associações Mutualistas de todo o país, para discutir o momento e os principais desafios do Movimento Mutualista para o futuro.

Este encontro, organizado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), acontece após a entrada em vigor do novo Código das Associações Mutualistas, que estabelece um novo regime de limitação de mandatos e critérios de elegibilidade de  Associados para exercício de cargos de direção das Mutualidades, entre outras alterações estruturais que obrigam a acelerar o desejado processo de rejuvenescimento do Movimento.

Para o presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, esse processo passará necessariamente pela inclusão de mais jovens e mulheres nos Órgãos Associativos das Associações Mutualistas, capacitação de dirigentes, técnicos e colaboradores das Mutualidades, pela diversificação das respostas no âmbito da proteção social, ação social, saúde, educação, entre outras, e por uma maior visibilidade da ação do próprio Movimento.

“Esta cimeira dos Presidentes Mutualistas na Mealhada é um momento propício para analisar o que tem sido feito, partilhar boas práticas, aprofundar laços e conjugar esforços de cada Associação, no sentido da adaptação às novas exigências”, explica o dirigente.

A UMP é o órgão de cúpula do Movimento Mutualista português, representando um milhão de Associados e mais de 2,5 milhões de beneficiários, em Portugal. Tem como objetivo principal a representação e a difusão do Mutualismo, contribuindo de forma decisiva para a definição das respetivas orientações, estratégias e linhas gerais de ação.

 

Local de realização da Reunião Anual de Presidentes

Hotel Quinta dos Três Pinheiros, Estrada Nacional N.º 1, Mealhada

 

PROGRAMA

9h 30m – Acreditação dos participantes e declarações aos órgãos de comunicação social.

10 horas – Sessão de Abertura (com intervenções do Presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, e do Vice-Presidente da Câmara da Mealhada, Guilherme Duarte).

10h 30m – Início dos trabalhos.

12h 45m – Encerramento.