O Município da Mealhada tem aberto, desde hoje e até ao próximo dia 22 de fevereiro, um Concurso de Ideias, de âmbito nacional, para a criação de um logótipo para projeto piloto de participação pública e cidadania colaborativa, com implicações no orçamento municipal. Fonte da Autarquia garantiu, ao nosso jornal, que a iniciativa vai juntar, no mesmo projeto, “criativos, cidadãos e peritos (os elementos do júri)”.

Executivo camarário da Mealhada reunido a 21 de janeiro de 2019

O Município de Mealhada quer implementar um processo de Orçamento Participativo, com o objetivo de aprofundar a ligação da autarquia com os cidadãos e, desta forma, “aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local”. E a envolvência da população começa logo neste concurso de ideias para criação de um logótipo, bem como do seu “soundbite” (slogan), que o executivo camarário aprovou ontem, dia 21 de janeiro, em reunião.

Originalidade, criatividade e aspectos da identidade do concelho da Mealhada, bem como da marca “Mealhada”, são requisitos para a “imagem de marca e promocional do Orçamento Participativo da Mealhada e dos projetos sectoriais que possam ser desenvolvidos no futuro”.

As propostas, que têm que ser entregues até 22 de fevereiro, serão avaliadas por Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; um representante da Divisão de Comunicação, Eventos e Relações da autarquia mealhadense; pelo presidente da Câmara de Valongo em representação da Rede as Autarquias Participativas; por Adriá Duarte, secretário-geral do Observatório Internacional da Democracia Participativa; e por um(a) designer do concelho de Mealhada, convidado para o efeito.

Poderão ser seleccionadas até cinco propostas, que serão, de 12 a 31 de março, sujeitas a votação do público. A partir de 2 de abril será esperada a comunicação dos resultados, bem como a entrega do prémio pecuniário, no valor de quinhentos euros, em cerimónia pública.

As propostas seleccionadas pelo júri serão objeto de votação pública no sítio da internet da Autarquia, em www.cm-mealhada.pt, e, de forma presencial, mediante exposição a realizar na Biblioteca Municipal de Mealhada.

Os interessados em saber as características do material a remeter para o Município da Mealhada devem fazê-lo através do correio eletrónico oparticipativo@cm-mealhada.pt e/ou consultar o site da autarquia.

 

Mónica Sofia Lopes