O executivo camarário da Mealhada aprovou, na manhã de 21 de janeiro, os protocolos de apoio à realização do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada. Um, no valor de trinta e seis mil euros, entre a Câmara da Mealhada, as quatro escolas de samba – que desfilam no Carnaval da Mealhada – e a Associação de Carnaval de Bairrada; e outro entre a Autarquia e a ACB, de vinte e quatro mil euros, para logística e animação, sendo aqui que está a cláusula referente ao acionamento de uma verba extraordinária, que pode ir até vinte e quatro mil euros, devido às condições atmosféricas adversas.

A decisão sobre o cancelamento do evento estará a cargo da ACB, mas com o parecer da Câmara Municipal. Já em relação às escolas de samba o apoio de setenta euros para a alegoria de cada desfilante, até um máximo de cento e vinte elementos por escola, passa para 72,50 euros; e há ainda a novidade da atribuição de um valor de vinte euros, por pessoa (para apoio na confeção do fato), para as escolas que levem mais de cento e vinte elementos até um máximo de duzentos.

A Autarquia assumirá também o transporte da escola que representar o Carnaval da Mealhada no Troféu Nacional, em Estarreja, sendo, como nos anos transatos, a vencedora do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada num concurso novamente organizado, em 2019, pela Associação de Carnaval da Bairrada.

 

MSL