Já estão apurados os nomeados para a décima terceira edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada, que se realiza dia 28 de janeiro, no Cineteatro Messias, naquela que será uma noite de homenagem aos protagonistas do desporto concelhio.

Este é o momento em que a Autarquia presta homenagem àqueles que, ao longo da vida ou durante o ano 2018, se destacaram pelo contributo para o desenvolvimento do desporto no concelho da Mealhada. Ao longo da noite, serão distinguidos personalidades, instituições, atletas E dirigentes que foram nomeados em sete categorias: Associação do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Revelação do Ano e Mérito Desportivo. A estas juntam-se outras quatro – Prémio Carreira, Alto Prestígio Prémio Incentivo, Prémio Dedicação – estas de atribuição direta na cerimónia.

Os nomeados para esta edição da Gala já foram revelados pelo júri que, este ano, é composto pelas seguintes cinco personalidades do concelho: Janine de Oliveira, Pedro Carvalho, Luís Oliveira, António Carlos Andrade e João Seabra Pereira.

 

NOMEADOS:

Associação do Ano

Centro Recreativo de Antes

O Centro Recreativo de Antes fez uma das melhores épocas de sempre, com a equipa sénior de futebol a sagrar-se campeã da segunda divisão distrital de Aveiro e subir à primeira divisão. Apostou na formação, com equipas de traquinas e benjamins. Avançou com o basquetebol feminino e tem em preparação a primeira equipa de hóquei em patins.

 

Futebol Clube de Barcouço

A última época foi de importante conquista para o clube de Barcouço. A equipa de futsal foi campeã distrital e garantiu, desta forma, a subida à primeira divisão do futsal, feito nunca antes alcançado no concelho da Mealhada. Têm em actividade três escalões de formação o que é um garante do futuro do clube.

 

Luso Ténis Clube

O Luso Ténis Clube tem, atualmente, 70 praticantes de ténis nos dois núcleos em: Mealhada e Luso. Com cerca de uma centena de sócios, procura dar apoio aos seus atletas, impulsionando-os sempre a chegarem mais longe. Os resultados desportivos começam a surgir, fruto de extraordinário trabalho.

 

Equipa do Ano

Equipa Futebol Sénior do Centro Recreativo de Antes

A equipa sénior do CRA Antes sagrou-se campeã da segunda Divisão da Distrital de Futebol de Aveiro. Subiu à primeira divisão distrital do futebol, refletindo grande união, espírito de equipa e entrega ao trabalho.

Equipa Futebol Sénior do Futebol Clube da Pampilhosa

A equipa de futebol sénior do FC Pampilhosa conseguiu chegar à final da taça da Associação de Futebol de Aveiro, que disputou com o Beira-Mar. Um percurso só possível pela qualidade de trabalho e entrega de jogadores e dirigente.

Equipa Hóquei Clube da Mealhada Sub 13

A equipa de sub13 conseguiu o apuramento nacional, após a disputa do campeonato regional da Associação de Patinagem de Aveiro. A equipa foi ainda à fase final Norte, conquistando o segundo lugar e garantiu o acesso às oito melhores equipas nacionais.

 

Dirigente do Ano

Patrícia Peralta – Casa do Povo da Vacariça

Patrícia Peralta é amplamente reconhecida como um importante motor na engrenagem do Andebol da Casa do Povo da Vacariça. O clube conseguiu, nesta época, ter duas equipas a competir no campeonato nacional, algo que a dirigente atribuiu a um esforço coletivo de atletas, dirigentes e pais.

 

 

Paulo Bernardes – Clube Desportivo do Luso

O Clube Desportivo do Luso está perfeitamente consolidado no panorama concelhio e distrital. Compete em todos os escalões de formação, algo assinalável. Paulo Bernardes partilha este reconhecimento do trabalho desenvolvido com todos os atletas e dirigentes do clube.

 

Ricardo Santos – Escola de Futsal da Mealhada / Atlético Clube do Luso

A Escola de Futsal da Mealhada tem crescido de forma sustentada. O número de atletas continua a crescer, a par dos resultados. A parceria com o Atlético Clube do Luso tem permitido a evolução dos jogadores nos escalões superiores. Ricardo Santos, grande impulsionador da Escola de Futsal da Mealhada, partilha a nomeação com toda a família do Atlético Clube do Luso.

 

Atleta do Ano

Eduardo Fernandes – Sporting Clube de Portugal (natação)

Eduardo Fernandes iniciou, em 2018, uma nova fase da sua vida ao integrar o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, o que, acredita, foi um enorme passo para a melhoria do grupo de treinos e tempos.  Conquistou 14 títulos nacionais, sete internacionais e foi chamado a representar a seleção nacional por diversas vezes.

 

João Pereira – Escola de Atletismo de Coimbra (atletismo)

Campeão é a palavra que, em 2018, João Pereira ouvir repetidamente. Foi campeão nacional de 10 mil metros pista, no escalão veteranos, foi campeão distrital de corta-mato longo, de corta-mato curto e foi campeão distrital de estrada, também no escalão veteranos. Na maratona conseguiu o seu melhor tempo: 2h39.

Adriano Almeida – Sporting Clube de Portugal (futebol)

Adriano Almeida foi campeão nacional com a equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal. Refere que este foi um ano de superação e de evolução como atleta, cujo trabalho é reconhecido com esta nomeação.

 

 

Treinador do Ano

Luís Ferreira – Hóquei Clube da Mealhada (hóquei em patins)

Luís Ferreira conseguiu levar a equipa de sub13 ao apuramento nacional, após a disputa do campeonato regional da Associação de Patinagem de Aveiro. A equipa foi ainda à fase final Norte, conquistando o segundo lugar e garantiu o acesso às oito melhores equipas nacionais

 

José Rocha – Centro Recreativo de Antes (futebol)

José Rocha é apontado como um dos principais responsáveis pela subida de divisão do Centro Recreativo de Antes após serem campeões da segunda divisão distrital de futebol de Aveiro. Considera que que este foi um passo decisivo para o clube, mas também muito importante para o desporto concelhio.

 

José Eduardo Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada (natação)

A época 2017/2018 foi a melhor da natação na Mealhada com os atletas de José Eduardo Fernandes a conseguir sete pódios internacionais, 27 nacionais e 57 melhores marcas nacionais. Ao fim de quatro épocas, o treinador e seus atletas contam já 74 pódios nacionais.

 

Revelação do Ano

Luís Rosas – Academia CantanhedeGym (ginástica)

Luís Rosas começou a dedicar-se à ginástica aeróbica há cerca de três anos e começou a ser chamado à seleção nacional de juvenis há cerca de dois anos. Representa a seleção em diversos campeonatos no mundo e na europa, no escalão juvenis, seja em individuais, pares mistos e grupo.

 

Paulo Yuldashey – Luso Ténis Clube (ténis)

A jogar ténis há sete anos, Paulo Yuldashev conseguiu, em 2018, ótimos resultados. Venceu dois torneios de sub14, disputou a final do campeonato regional em pares, foi vice-campeão nacional em pares, chegou às meias finais em individuais. Em Águeda, venceu o quer em pares quer individual.

 

 

Beatriz Gaspar – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada (natação)

Beatriz Gaspar conseguiu, na última época, sete pódios nacionais, entre os quais dois ouro, dois prata e três bronze. Foi chamada à seleção nacional, Interdistrital e regional. Integrou Centro de Alto Rendimento de Rio Maior.

 

Mérito Desportivo

Este prémio é atribuído a dirigentes, treinadores, atletas ou equipas do concelho de Mealhada que em 2018 tiveram resultados relevantes em provas de âmbito nacional ou internacional, ou que participaram em seleções nacionais.

Gonçalo Coelho – Luso Ténis Clube

Sandro Santos Machado – Treinador Benjamins – Escola de Futsal da Mealhada/ Atlético Clube do Luso

João Duarte – Clube Canoagem de Amora – Canoagem

Roberto Branco – Centro Recreativo da Antes – Futebol

Maria Filipa Fernandes – Hóquei Clube da Mealhada – Patinagem Artística

Rute Mota – Alavarium Andebol Clube de Aveiro – Andebol

Rita Mota – Alavarium Andebol Clube de Aveiro – Andebol

Manuel Lino – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Messias Dias – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Hélder Lopes – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Maria Inês Ramos – Associação Trilhos Luso Bussaco – Atletismo

Equipa Sénior Futebol Clube Barcouço – Futsal

Equipa de Juvenis Grupo Desportivo da Mealhada – Futebol

Vasco Almeida – Treinador Seniores Futebol Clube Barcouço

Miguel Aguiar – Clube Desportivo do Luso – Futebol

Beatriz Valezim – Hóquei Clube da Mealhada – karaté

Equipa de Andebol de Juvenis Masculinos Casa do Povo da Vacariça

Marco Breda – Treinador da Equipa de Juvenis Grupo Desportivo da Mealhada

Nuno Gabriel Ferreira – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada – Natação

Eduardo Gabriel Vieira – Hóquei Clube da Mealhada / Bombeiros Voluntários da Mealhada – Natação