A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, vai permitir que a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada poupe mais de vinte mil euros por ano em energia, graças à instalação de uma Unidade de Autoconsumo Fotovoltaico (UPAC). A Santa Casa da Mealhada, que atua nas áreas da saúde, educação, apoio a idosos e apoio social, vai produzir cerca de 265 mil kWh e evitar a emissão de cento e trinta e cinco toneladas de CO2, por ano.

“Há cada vez mais empresas e instituições a aderir a este tipo de solução que permite uma grande poupança a nível económico, é ambientalmente responsável e permite uma maior eficiência energética. Penso que neste caso, a redução da fatura energética será ainda mais importante uma vez que poderá ser canalizada para a melhoria da prestação de serviços a todos aqueles que contam com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia”, afirma Raul Santos, diretor geral da SunEnergy.

João Peres, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, lembra que “a intensa atividade na área de saúde através do Hospital Misericórdia da Mealhada; a crianças, através do ATL e da Casa da Criança; a idosos, disponibilizando serviço de lar para idosos, apoio domiciliário e centro de dia em dois equipamentos distintos e apoio social através da Rede Local de Intervenção Social. São milhares de pessoas que contam connosco, há mais de cem anos, e sabemos que qualquer poupança é importante para fazer um trabalho ainda melhor. Se a isto juntarmos a responsabilidade ambiental e a eficiência energética, não temos dúvidas que demos um passo certo”.

A Instalação de Unidade de Produção em Autoconsumo é constituída por seiscentos e trinta e dois painéis solares fotovoltaicos de 295W, divididos entre o edifício do Hospital Misericórdia da Mealhada e o Prolongamento do Lar de Idosos, e irá produzir energia elétrica a partir do sol que será integralmente consumida pela instituição.

Este projeto ilustra a diversidade de instituições e áreas de atividade que podem beneficiar deste tipo de sistemas de autoconsumo que lhes permitem obter poupanças significativas na fatura energética, uma vez que este modelo de produção descentralizada de energia tem a vantagem de produzir energia quando ela é mais cara, precisamente durante o dia, quando existe sol. Este tipo de investimentos tem rentabilidades superiores a vinte e cinco por cento ao ano, o que equivale a um payback a rondar os quatro, cinco anos, mesmo não considerando eventuais apoios do Portugal 2020.

Em 2018, para além deste acordo, a SunEnergy fechou outros projetos de grande dimensão com empresas de diversos ramos de atividade e que têm em comum a necessidade de reduzir as suas faturas de energia. Este é o segundo projeto de grande dimensão que a SunEnergy fecha este ano (em 2018) na Mealhada, após ter fechado em abril, um contrato com as Caves Messias.

 

Fonte: SunEnergy / Misericórdia da Mealhada