As crianças de vários estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia uniram esforços e realizaram bolas decorativas que deram “vida” a uma árvore no Parque das Artes da Curia. Ontem (13 de dezembro), foi o dia de todos juntos as colocarem, num momento verdadeiramente alusivo ao Natal.

A ideia partiu do Colégio da Curia e foi acolhida por muitas outras instituições anadienses: Centros Sociais de Paredes do Bairro, da Moita, Imaculada Conceição, N.ª Sr.ª do Ó de Aguim, S.José de Cluny e Maria Auxiliadora de Mogofores; Jardim de Infância de Tamengos; Colégio Nossa Senhora da Assunção; APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Anadia; e Santa Casa da Misericórdia de Sangalhos.

Ontem, “pequenos” representantes de cada uma colocaram a bola, realizada nos últimos dias, na árvore, onde muito perto não falta também um presépio. “Este é o começo de algo muito bonito que podemos continuar nos próximos anos. No fundo, somos todos responsáveis pela formação destas crianças”, explicou Maria Manuel Vicetro, diretora do Colégio da Curia, enfatizando que “uma boa formação de ensino torna as crianças mais equilibradas e felizes!”. “Entre todas houve muita solidariedade e cooperação”, acrescentou.

E é, desta forma, que, desde a manhã desta quinta-feira, “o Natal acontece na Curia”. “O Parque é o palco ideal para esta iniciativa pelo contacto com a Natureza tão fundamental às crianças. Aqui estamos com o ambiente no seu estado mais puro”, referiu ainda Maria Manuel Vicetro.

Representantes de algumas instituições e Jennifer Pereira, vereadora na Câmara de Anadia, “inauguram” presépio.

Foi com a ajuda de um “amigo” do Colégio da Curia, Domingos Pereira, que foi construída a cabana que aloja o presépio, onde José, Maria e Jesus foram feitos, em barro, pelas crianças. “E pusemos palha também”, contou-nos Francisco Gonçalo, de quatro anos, “atropelado” pelas colegas Leonor Brandão e Carolina Dias, de seis e cinco anos, respetivamente, que nos confessaram terem feito “muito rápido, as bolinhas pequeninas, azuis e rosas”.

E a atividade correu tão bem que a diretora do Colégio da Curia já pensa no que pode ser feito no Natal de 2019. “Cada instituição fará um elemento do presépio: São José, Menino Jesus, etc. Tentaremos que seja da parte da tarde e que haja animação”, perspetiva, deixando no ar, contudo, que já está a ser pensado “o coelhinho da Páscoa”.

Presente no momento da colocação das bolas esteve Jennifer Pereira, vereadora na Câmara de Anadia, a quem Maria Manuel Vicetro agradece “a presença e motivação”. “O executivo está sempre disponível para as nossas ações”, elogiou.

No próximo domingo, o Colégio da Curia realiza a sua Festa de Natal no Cineteatro de Anadia, a partir das 16 horas. Haverá bailado clássico, música, dramatização da Arca de Noé e do nascimento de Jesus. O ponto alto, para os mais novos, será, como não podia deixar de ser, a chegada do Pai Natal.

 

Mónica Sofia Lopes