Começou, no passado fim-de-semana, a animação de Natal na vila de Luso, que só terminará a 6 de janeiro. O programa acontece durante os fins-de-semana, é de entrada livre e promovido pela AquaCristalina Associação, Câmara da Mealhada e Junta de Freguesia do Luso.

Música, mercados, “showcooking”, teatro e atividades infantis são, entre outras, algumas das ofertas disponíveis na vila do Luso para os fins-de-semana deste mês de dezembro. Um programa para toda a família que, este ano, é “mais curto”, devido, diz Inês Seabra, da AquaCristalina – Associação para o Desenvolvimento Cultural, Turístico e Económico da vila do Luso, “às obras de emergência” ‘impostas’ por “derrocadas, tempestade Leslie” e ainda por alguns “abatimentos de terra”.

Apesar das contrariedades, a AquaCristalina, com o apoio do poder local, conseguiu ter no terreno um programa de “qualidade” para “quem por cá passa nesta quadra”. “Desde a música ao teatro, passando pelas artes circenses e por um importante enfoque na literatura numa parceria com o projeto ‘Cultiva a leitura com…’”, enumera Inês Seabra.

E centenas de pessoas passaram pela vila do Luso nos passados dias 8 e 9 de dezembro. Depois da inaugural “Festa da Luz”, com música de Jorge Correia Music Violoncelo & Svetlana Filatava ao piano; animação infantil, espetáculo piromusical e o mercado de Natal durante todo o domingo, a festa continua nos próximos fins-de-semana.

Na música decorrerão dois espetáculos que cruzam “a onda jazz”. O primeiro (no próximo sábado, dia 15), JB 4tet, mais instrumental e jazzístico, e o segundo (na sexta-feira, dia 21) com um dos mais relevantes pianistas do jazz português, André Sarbib, acompanhado pelo sax de Nanã Sousa Dias que, levam ao Luso, um concerto especial de Natal.

Para os mais pequenos há teatro, com Contos de Natal ao Avesso; artes circenses, com o planeta das Bolas de Sabão (a 16 e 21 de dezembro); e há teatro, que se cruza com o circo, num espetáculo muito divertido na noite de 23 de dezembro: Circ’ao’leu pela Companhia de Kopinxas.

Exceptuando o dia 30, todos os domingos serão de mercadinhos de Natal e, de 15 de dezembro a 6 de janeiro, decorre o já habitual Roteiro de Presépios, “com construções sempre artísticas e surpreendentes”, elogia Inês Seabra, explicando que “os presépios estarão espalhados por todas as aldeias da freguesia”, bem como na vila.

Ao todo são vinte e cinco presépios, realizados pelas populações do local onde cada um fica exposto. “Na nossa página de Facebook – https://www.facebook.com/Luso3050/ – vamos publicar um mapa com o roteiro e também um link para o google maps para quem quiser fazer todo o percurso”, acrescenta ainda Inês Seabra.

O programa termina a 6 de janeiro de 2019, com um Concerto de Reis, que leva, ao centro da vila, música tradicional com o Grupo Regional da Pampilhosa do Botão e música erudita com o Coral Stella Maris.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias com Direitos Reservados